DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCidade, Lúcia de Souza-
dc.date.available2019-02-15T14:30:13Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437-
dc.descriptionO presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias.pt_BR
dc.description.abstractThe present work addresses the need for accompaniment by the teacher who mediates the reading, the literary text and the reader, student of the Youth and Adult Education, in order to show the difficulties encountered by these students regarding the comprehension and analysis of these texts, as presented in the formulation of the problem, aiming to show how literature can contribute to the formation of the competent reader in the Youth and Adult Education. The work was developed, using qualitative research as its methodology, having as a proceeding method a case study and the dialectical method as the approaching method. The research conducted was the field one, since it is necessary to verify the content of the proposal being carried out in a State School in the city of Parintins-Am. It was taken as theoretical basis for the research Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, among others. For the data collection, a questionnaire was answered, followed by reading workshops. In this context, it is concluded that the teacher has a very great challenge regarding the readings of both literary and not literary texts exposed in the classroom since students do not have the habit of reading, because, they were not encouraged by their families.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectMediadorpt_BR
dc.titleLiteratura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediadorpt_BR
dc.title.alternativeLiterature in Youth and Adult Education: a relationship between the text, the reader and the mediatorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-15T14:30:13Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura na Educação de Jovens e Adultos - uma relação entre o texto, o leitor e o mediador.pdf251,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons