DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1427
Título: Uso de tabelas de jogos de futebol para o ensino da análise combinatória no 2º ano do ensino médio.
Título(s) alternativo(s): Use of tables of soccer games for the teaching of combinatorial analysis in the second year of high school.
Use of tables of soccer games for the teaching of combinatorial analysis in the second year of high school.
Autor(es): Costa, Willansmar dos Santos
Palavras-chave: Formação de Professores;Análise Combinatória;Contextualização
Data do documento: 11-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present work, called Use of tables of soccer games for the teaching of Combinatorial Analysis in the second year of High School, brings to the discussion topics such as teacher training, combinatorial analysis teaching and the contextualization process of mathematics teaching, to we analyzed the proposal to teach Combinatorial Analysis in a differentiated way through the use of tables of soccer championship games for the 2nd year of High School. The methodological course was qualitative and quantitative and followed three distinct moments: the pre-implementation, which refers to the theoretical revision, the creation of the instruments, the implementation in which the workshop of the football championship will be emphasized, and finally post-implementation that allows you to do data analysis. With the Wilcoxon test, since the test is unilateral, and considering the hypotheses H0 and H1, and checking the value p = 0.0011, on the screen, we conclude that the presented data are sufficient to reject the null hypothesis (H0) and accept the alternative hypothesis (H1). Thus, the test indicates that there was improvement in the students' performance to understand the questions related to the Multiplicative Principle. Based on the test was evaluated as positive the implementation of the project use of tables of soccer games for the teaching of Combinatorial Analysis.
Descrição: O presente trabalho, denominado Uso de tabelas de jogos de futebol para o ensino da Análise Combinatória no 2º ano do Ensino Médio, traz para a discussão temas como formação de professores, ensino de análise combinatória e o processo de contextualização do ensino da matemática, para tanto analisamos a proposta de se ensinar Análise Combinatória de maneira diferenciada por meio do uso de tabelas de jogos de campeonato de futebol para o 2º ano do Ensino Médio. O percurso metodológico foi quali-quantitativo e obedeceu a três momentos distintos: a pré-implementação que diz respeito à revisão teórica, a criação dos instrumentos, ainda a implementação no qual dar-se ênfase a oficina do campeonato de futebol, e por fim a pós-implementação que permite fazer a análise de dados. Com o teste de Wilcoxon, como o teste é unilateral, e tendo em vista as hipóteses H0 e H1, e verificando o valor p=0.0011, na tela, concluímos que os dados apresentados são suficientes para rejeitar a hipótese de nulidade (H0) e aceitar a hipótese alternativa (H1). Sendo assim o teste indica que houve melhora no desempenho dos alunos para entendimento das perguntas relacionadas ao Princípio Multiplicativo. Baseado no teste avaliou-se como positiva a implementação do projeto uso de tabelas de jogos de futebol para o ensino da Análise Combinatória.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1427
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de tabelas de jogos de futebol para o ensino da análise combinatória no 2º ano do ensino médio..pdf592,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons