DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426
Título: O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
Título(s) alternativo(s): The teaching of Algebra in the formation of the professor of mathematics at the Center for Higher Studies of Parintins-University of the State of Amazonas.
Autor(es): Silva, Jéssica Santarém da
Palavras-chave: Ensino de Álgebra;Formação do Professor de Matemática;Tendências Metodológicas
Data do documento: 12-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: In order to understand how the teaching of algebra in the formation of the teacher of mathematics in the Center of Higher Studies of Parintins, a qualitative descriptive research was carried out. The data collection was performed through semi-structured interviews with the collaboration of eight graduates of the degree course in mathematics, the Center for the Study of Higher Parintins- University of the State of Amazonas, who have already studied the discipline of algebra and a teacher who has already taught the discipline of algebra. The analysis of the data was performed through the categorization process of the interviews in which they were arranged in the following categories: algebra in the teacher training of mathematics, algebra in the view of the math graduates and theoretical and methodological subsidies for the teaching of algebra. From the speeches of the research subjects, we identified that the licenciandos are concerned with their algebraic and pedagogical formation due to the dissociation of the teaching of the school algebra to the academic one. Moreover, they point out their perceptions about algebra and theoretical and methodological subsidies that may allow and enable the teaching of algebraic contents at different levels of Education.
Descrição: Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins- Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons