DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Soraia Pereira-
dc.date.available2019-02-12T13:26:55Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1425-
dc.descriptionO ensino de matemática sempre é visto como aquele onde os alunos apresentam dificuldades. Em escolas ribeirinhas esse fato é ainda mais frequente. Nesse sentido, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa com contribuições da metodologia de pesquisa narrativa cujo objetivo é compreender a imagem do ensino da Matemática que se estruturou nas memórias dos egressos do Projeto Sumaúma, um programa educacional mediado pelo rádio, desenvolvido em comunidades rurais/ribeirinhas localizadas no município de Parintins-AM, nos meados da década de 1970. Ao longo do processo de investigação buscamos identificar junto com os participantes da pesquisa, três egressos do Projeto Sumaúma, os sentidos e significados de questões que permeiam e/ou permearam suas vidas e têm relação com o ensino de Matemática. Os resultados nos permitem dizer, que o ensinar e aprender Matemática a alunos de comunidades rurais, mediado pela tecnologia, apesar de ter evoluído, ainda hoje requer um olhar atencioso para percebermos as lacunas que se estruturam na formação Matemática desses alunos e as necessidades que poderiam ser tratadas, discutidas e refletidas nos cursos de formação de professores da Região Amazônica para serem conhecidas e atendidas.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of mathematics is always seen as the one where the students present difficulties. In riverside schools this fact is even more frequent. In this sense, we present results of a qualitative research with contributions of the methodology of narrative research whose objective is to understand the image of Mathematics teaching that was structured in the memories of the alumni of the Sumaúma Project, a radio-mediated educational program developed in rural / riverside communities located in the city of Parintins-AM in the mid-1970s. Throughout the research process, we sought to identify with the research participants, three graduates of the Sumaúma Project, the meanings and meanings of questions that permeate and / or permeate their lives and are related to the teaching of Mathematics. The results allow us to say that teaching and learning mathematics to students in rural communities, mediated by technology, despite having evolved, still requires an attentive look to realize the gaps that are structured in the mathematical formation of these students and the needs that could be discussed, discussed and reflected in the teacher training courses of the Amazon Region to be known and attended to.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectProjeto Samaúmapt_BR
dc.subjectMatemática no Rádiopt_BR
dc.subjectEducação Ribeirinhapt_BR
dc.titleNas ondas do rádio - fragmentos da história do ensino da matemática em Parintinspt_BR
dc.title.alternativeIn the waves of the radio - fragments of the history of the teaching of mathematics in Parintins.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-12T13:26:55Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nas ondas do rádio - fragmentos da história do ensino da matemática em Parintins..pdf250,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons