DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1425
Titel: Nas ondas do rádio - fragmentos da história do ensino da matemática em Parintins
Sonstige Titel: In the waves of the radio - fragments of the history of the teaching of mathematics in Parintins.
Autor(en): Ramos, Soraia Pereira
Stichwörter: Ensino de Matemática;Projeto Samaúma;Matemática no Rádio;Educação Ribeirinha
Erscheinungsdatum: 11-Feb-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: The teaching of mathematics is always seen as the one where the students present difficulties. In riverside schools this fact is even more frequent. In this sense, we present results of a qualitative research with contributions of the methodology of narrative research whose objective is to understand the image of Mathematics teaching that was structured in the memories of the alumni of the Sumaúma Project, a radio-mediated educational program developed in rural / riverside communities located in the city of Parintins-AM in the mid-1970s. Throughout the research process, we sought to identify with the research participants, three graduates of the Sumaúma Project, the meanings and meanings of questions that permeate and / or permeate their lives and are related to the teaching of Mathematics. The results allow us to say that teaching and learning mathematics to students in rural communities, mediated by technology, despite having evolved, still requires an attentive look to realize the gaps that are structured in the mathematical formation of these students and the needs that could be discussed, discussed and reflected in the teacher training courses of the Amazon Region to be known and attended to.
Beschreibung: O ensino de matemática sempre é visto como aquele onde os alunos apresentam dificuldades. Em escolas ribeirinhas esse fato é ainda mais frequente. Nesse sentido, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa com contribuições da metodologia de pesquisa narrativa cujo objetivo é compreender a imagem do ensino da Matemática que se estruturou nas memórias dos egressos do Projeto Sumaúma, um programa educacional mediado pelo rádio, desenvolvido em comunidades rurais/ribeirinhas localizadas no município de Parintins-AM, nos meados da década de 1970. Ao longo do processo de investigação buscamos identificar junto com os participantes da pesquisa, três egressos do Projeto Sumaúma, os sentidos e significados de questões que permeiam e/ou permearam suas vidas e têm relação com o ensino de Matemática. Os resultados nos permitem dizer, que o ensinar e aprender Matemática a alunos de comunidades rurais, mediado pela tecnologia, apesar de ter evoluído, ainda hoje requer um olhar atencioso para percebermos as lacunas que se estruturam na formação Matemática desses alunos e as necessidades que poderiam ser tratadas, discutidas e refletidas nos cursos de formação de professores da Região Amazônica para serem conhecidas e atendidas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1425
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Nas ondas do rádio - fragmentos da história do ensino da matemática em Parintins..pdf250,95 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons