DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1424
Título: Educação financeira como contexto para o ensino de números decimais no ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): Financial education as a context for the teaching of decimal numbers in elementary school.
Autor(es): Ribeiro, Rodrigo Marialva
Palavras-chave: Números Decimais;Educação Financeira;Contextualização
Data do documento: 11-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This article presents the results of a qualitative research developed at the state school Geny Bentes de Jesus, in the city of Parintins, whose objective was to analyze how financial education is a context for the teaching of decimal numbers. For the structure of the same and to collect the data, we used the methodology of the research in order to make use of the techniques of systematic observation, participant observation and focused interview. The research was carried out with two math teachers and thirty five students from an eighth grade class. In this process, we observe how the teaching of decimal numbers happens, these numbers being elements of a subset of the rational numbers, taught in the eighth year. We checked if there were extensive programs or projects related to financial education in the educational institution, which we detected that in fact, there were. We elaborate and carry out workshops in order to contextualize financial education in the teaching of decimal numbers, in which we observe how important is the context in teaching, since the students are more interested in the content when it is related to something that makes sense in their life or that is related their experiences. In this way, financial education becomes an important context, not only for the teaching of decimal numbers but also for other contents, as it provides an opportunity for reflection on the importance of being financially educated, as well as generating ideas for educational methods and knowledge that may be useful in the professional career of mathematics teachers.
Descrição: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na escola estadual Geny Bentes de Jesus, no município de Parintins, que teve por objetivo, analisar de que forma a educação financeira se faz contexto para o ensino de números decimais. Para a estruturação da mesma e para coleta dos dados, utilizamos a metodologia da pesquisa de modo a fazer uso das técnicas de observação sistemática, observação participante e entrevista focalizada. A pesquisa foi realizada com dois professores de matemática e trinta e cinco alunos de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. Nesse processo, observamos como acontece o ensino de números decimais, sendo que esses números são elementos de um subconjunto dos números racionais, ensinado no oitavo ano. Verificamos se havia programas extensivos ou projetos relacionados a educação financeira na instituição de ensino, os quais detectamos que de fato, não havia. Elaboramos e realizamos oficinas com intuito de contextualizar educação financeira no ensino de números decimais, nas quais observamos como é importante o contexto no ensino, pois os alunos se interessam mais pelo conteúdo quando está relacionado à algo que faça sentido na sua vida ou que seja relacionado as suas vivências. Dessa maneira, a educação financeira se faz um importante contexto, não só para o ensino de números decimais como também de outros conteúdos, pois traz a oportunidade de reflexão sobre a importância de sermos educados financeiramente, além de gerar ideias para métodos educacionais e conhecimento que poderão ser úteis na carreira profissional de professores de matemática.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1424
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação financeira como contexto para o ensino de números decimais no ensino fundamental..pdf796,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons