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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1422
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatalha, Nilciane Rocha-
dc.date.available2019-02-12T13:15:47Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1422-
dc.descriptionCom o intuito de compreender as ideias matemáticas mobilizadas na construção de casas no Caburi, analisando se é possível inserir tais ideias em um contexto educacional, a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem, realizamos uma pesquisa qualitativa, com dois carpinteiros na Agrovila do Caburi, localizada a 42 km da sede do munícipio de Parintins. Para a construção dos dados, utilizamos observações diretas; entrevistas semiestruturadas; registros fotográficos e análise documental. Os resultados indicam que nas atividades desenvolvidas na prática dos carpinteiros há o enfretamento e a resolução de situações problemas que são próprias do contexto profissional, e na busca de resolução para essas situações que se apresentam, e durante toda a prática, os sujeitos mobilizam ideias matemáticas que podem ser relacionadas através da contextualização com conteúdos ensinados na escola, principalmente no Ensino Fundamental. Essa relação pode ser um meio de ensinar a matemática, além de incentivar os alunos a interessar-se mais em aprender a disciplina, ao encontrarem referências significativas nos conteúdos que estão estudando em um contexto mais próximo da realidade vivida por eles.pt_BR
dc.description.abstractIn order to understand the mathematical ideas mobilized in the construction of houses in Caburi, analyzing if it is possible to insert such ideas in an educational context, in order to improve the process of teaching learning, we conducted a qualitative research with two carpenters in Agrovila do Caburi , located 42 km from the headquarters of the Municipality of Parintins. For the construction of the data, we use direct observations; semi-structured interviews; photographic records and documentary analysis. The results indicate that in the activities developed in the practice of the carpenters there is the confrontation and the resolution of situations that are specific to the professional context, and in the search of resolution for these situations that present themselves, and throughout the practice, the subjects mobilize mathematical ideas that can be related through the contextualization with contents taught in the school, mainly in Elementary School. This relationship can be a means of teaching mathematics, as well as encouraging students to become more interested in learning the discipline by finding meaningful references in the content they are studying in a context closer to the reality they experience.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectAtividades de Carpintariapt_BR
dc.titleMobilização de ideias matemáticas na construção de casas no Caburi - implicações para o ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMobilization of mathematical ideas in the construction of houses in Caburi - implications for the teaching of mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-12T13:15:47Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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