DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luciane Alcântara da-
dc.date.available2019-02-12T13:09:40Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1420-
dc.descriptionEste artigo apresenta resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido sob uma análise qualitativa e procedimento bibliográfico que faz um estudo a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da licenciatura em matemática, na qual se encontram diversidades de pesquisas amparadas tecnicamente e sustentadas em variadas tendências de investigação voltadas para diferentes realidades educacionais, por isso, este estudo tem como objetivo delinear as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as pesquisas realizadas no âmbito dos TCC no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, no período de 2007 a 2017. Para início de investigação foi realizada uma leitura seletiva e reflexiva do material bibliográfico, onde a análise dos dados se desenvolveu por meio da leitura interpretativa, a partir dos princípios da meta-análise. Os resultados nos permitem dizer que a maior parte dos TCC se caracterizam como pesquisa Empírica ou de campo, de natureza qualitativa com uma abordagem a partir de estudos de caso; a maioria dessas pesquisas foram desenvolvidas sob a chancela das linhas/tendências investigativas da Cognição, aprendizagem e interação social no ensino-aprendizagem de matemática e Etnomatematica; ademais, a base teórica predominante nos TCC deriva das ideias de Ubiratan D’Ambrosio. O objeto matemático e o foco das pesquisas se apresentam em maior quantidade com o conteúdo de Geometria voltados tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Os resultados nos permitem concluir que a Educação Matemática no CESP se direciona com maior atenção ao processo de ensino-aprendizagem, buscando possibilidades nos saberes matemáticos oriunda da cultura Parintinense.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents results of a research project developed under a qualitative analysis and a bibliographic procedure that makes a study based on the Works of Conclusion of Course - TCC of the degree in mathematics, in which are found diversities of research supported technically and sustained in varied tendencies the aim of this study is to outline the theoretical and methodological foundations that underpin the research carried out in the scope of TCC in the Center for Higher Studies of Parintins - CESP, from 2007 to 2017. For the beginning a selective and reflexive reading of the bibliographic material was carried out, where the analysis of the data was developed through interpretive reading, based on the principles of meta-analysis. The results allow us to say that most CBTs are characterized as empirical or field research, of a qualitative nature with an approach based on case studies; the majority of these researches were developed under the seal of the lines / investigative tendencies of Cognition, learning and social interaction in the teaching-learning of Mathematics and Ethnomathematics; In addition, the theoretical basis prevailing in CBT derives from the ideas of Ubiratan D'Ambrosio. The mathematical object and the focus of the researches are presented in greater quantity with the content of Geometry geared for both Elementary School and High School. The results allow us to conclude that the Mathematics Education at CESP is directed with greater attention to the teaching-learning process, seeking possibilities in mathematical knowledge from the Parintinian culture.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.titleCaminhos da educação matemática no CESPpt_BR
dc.title.alternativePaths of Mathematics Education at CESPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-12T13:09:40Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caminhos da educação matemática no CESP.pdf372,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons