DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1407
Título: O uso do software Geogebra para o ensino-apredizagem de produtos notáveis no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of Geogebra software for the teaching-learning of notable products in elementary education
Autor(es): Gomes, Rosicleia da Silva
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem;Software Geogebra;Produtos Notáveis
Data do documento: 6-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The difficulties encountered by teachers in the practice of teaching mathematics in the school environment require more than pre-determined and conceptualized knowledge, since technological advances have occurred in the last decades, especially affecting the classroom. These information and communication technologies can be great potentials for teaching - learning processes. In this sense, this research aimed to analyze what resources the Geogebra Software provides for the teaching of notable products in the eighth year of Elementary School, and more specifically: observe the approach of classroom content, analyze the resources that the software presents for the demonstration of notable products and assess how the use of Geogebra can facilitate the understanding of remarkable products. The research was carried out through direct and unsystematic observation of the teaching by the teacher about the subject, of the participant observation, carried out during the pedagogical practice of intervention with the software and of the test of learning, applied after the practice with the students to measure improvements in the structuring of the terms of the square and cube pointed at the observation as problematic. These data collection instruments were used to elaborate the results of this study, after analysis by triangulation carried out, which led to the conclusion that use of the Geogebra Software for the teaching-learning of remarkable products, regarding the structuring of the terms of the square and cube, led the students to a more meaningful learning and a better apprehension of this mathematical knowledge, coming from the geometric visualization of the terms in 2D and 3D.
Descrição: As dificuldades encontradas pelos professores na prática do ensino de matemática, no âmbito escolar, requerem mais que conhecimentos pré-determinados e conceitualizados, uma vez que nas últimas décadas ocorreram avanços tecnológicos que atingiram de modo especial a sala de aula. Essas tecnologias da informação e comunicação podem ser grandes potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar que recursos o Software Geogebra disponibiliza para o ensino de produtos notáveis no oitavo ano do Ensino Fundamental, e mais especificamente: observar a abordagem do conteúdo em sala de aula, analisar os recursos que o software apresenta para a demonstração de produtos notáveis e avaliar como o uso do Geogebra pode facilitar a compreensão de produtos notáveis. A pesquisa se deu através de observação direta e assistemática do ensino realizado pelo professor sobre o assunto, da observação participante, realizada durante a prática pedagógica de intervenção com o software e do teste de aprendizagem, aplicado após a prática com os estudantes para medir melhoras quanto a estruturação dos termos do quadrado e cubo apontados na observação como problemáticos. Estes instrumentos de coleta de dados serviram para a elaboração dos resultados deste estudo, após análise por triangulação realizada, que levaram a conclusão de que uso do Software Geogebra para o ensino-aprendizagem de produtos notáveis, no que tange a estruturação dos termos do quadrado e cubo, levaram os estudantes a uma aprendizagem mais significativa e uma melhor apreensão deste conhecimento matemático, oriunda da visualização geométrica dos termos em 2D e 3D.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1407
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do software Geogebra para o ensino-apredizagem de produtos notáveis no ensino fundamental.pdf928 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons