DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1405
Título: O Uso de material concreto e problemas contextualizados de geometria plana no 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of concrete material and contextualized problems of flat geometry in the 6th year of elementary school
Autor(es): Reis, Thaiane da Silva
Palavras-chave: Geometria plana;Material concreto
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: REIS, Thaiane da Silva. O Uso de material concreto e problemas contextualizados de geometria plana no 6º ano do ensino fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
Abstract: The main objective of this work is to contribute to the understanding of solids planning through concrete material, working the playfulness of didactic games in the 6th year of elementary school together with exercises involving contextualized problems. Among the specific objectives, we highlight the differentiation of the types of polygons, the recognition of the dimensions of the plane figures and the calculation of the perimeter and the area of ​​plane figures. This methodology associates the subject given to the daily life of the student so that the student can perceive where the geometric solids and their calculations are in their daily life. By planning concrete materials with students, they will have the opportunity to observe and understand geometric solids made from flat figures and observe objects around them in another way, always seeing geometric figures.
Descrição: Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a compreensão da planificação de sólidos através de material concreto, trabalhando a ludicidade de jogos didáticos no 6º ano do Ensino Fundamental junto com exercícios envolvendo problemas contextualizados. Entre os objetivos específicos, destaca-se a diferenciação dos tipos de polígonos, o reconhecimento das dimensões das figuras planas e o cálculo do perímetro e da área de figuras planas. Essa metodologia associa o assunto dado ao cotidiano do aluno para que o mesmo possa perceber onde os sólidos geométricos e seus cálculos se encontram no seu dia a dia. Planificando materiais concretos com os alunos, eles terão a oportunidade de observar e compreender os sólidos geométricos feitos a partir de figuras planas e observar os objetos ao seu redor de outro jeito, sempre vendo figuras geométricas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1405
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Uso de material concreto e problemas contextualizados de geometria plana no 6º ano do ensino fundamental.pdf7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons