DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1384
Título: Em busca de um preparo corpo-voz para o ator no espetáculo Fim de Partida
Título(s) alternativo(s): In search of a prepared body-voice for the actor in the spectacle End of Departure
Autor(es): Oliveira, Victor Lucas Lima de
Palavras-chave: Preparação do ator;Treinamento Corpo-voz;Montagem cênica
Data do documento: 31-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work has as main objective a search of a preparation for the actor without spectacles, the end of the class, the director and director Samuel Beckett. In pursuit of this preparation, bring as one of the main objectives the attempt to carry out a training that manages to integrate the work of body and voice in an organic way, and that can be a possible training without which there is a possibility of how the preparer can adapt to an exercise that adds a spectacle. The concern of this research was of the perception throughout the scenic processes. However, we perceive that the functioning of the voice is corporal, since the basic principle of vocal work, both in music, theater and also in phonoaudiology comes from breathing, which is effected from the contraction of the muscle and organ: diaphragm, larynx, trachea, lungs, jaw, mouth, among others. For evaluation use the preparation for the exercises of scenic approach exercises that seek the integration to the practice corporation and vocal knowledge to extors the part of the academic students, as well as and teach and evaluating part of the society. The method used for an accomplishment of this work is the auto-ethnographic one. The self-ethnographic research according to Fortin (FORTIN, 2009), is an investigation that seeks an investigation of the self, the artist-researcher from his experiences brings us an investigation. "It is characterized by a writing that" allows one to enter into a variety of experiences and as a cultural measure to put resonance in the inner and most sensitive part of oneself "(Fortin, 2009: 83). The experimental exercises I bring here have resulted in the creation of characters and scenes, bringing us some thoughts about the creative process.
Descrição: Este trabalho tem como foco principal a busca de uma preparação para o ator no espetáculo Fim de Partida, texto do encenador e diretor Samuel Beckett. Na procura por esta preparação, trago como um dos focos principais a tentativa de realizar um treinamento que consiga integrar o trabalho de corpo e voz de uma maneira orgânica, e que possa vir a ser um possível treinamento no qual tenhamos a possibilidade de como o preparador possa adaptar exercícios para que agreguem a um espetáculo. A inquietação dessa pesquisa veio da percepção ao longo dos processos cênicos que havia um pensamento de que voz e corpo estavam dissociados. No entanto, percebemos que o funcionamento da voz é corpo, pois o princípio básico do trabalho vocal, tanto na música, como no teatro e também na fonoaudiologia parte da respiração, que se efetua a partir da contração de músculos e órgãos: diafragma, laringe, traqueia, pulmões, mandíbula, boca, entre outros. Dessa forma utilizo como preparação para os atores da montagem cênica exercícios que busquem a integração das práticas corporais e vocais que tomamos conhecimento ao longo do nosso percurso acadêmico, bem como cursos e montagens que participamos fora da universidade. O método utilizado para a concretização deste trabalho é o auto-etnográfico. A pesquisa auto-etnográfica segundo Fortin (FORTIN, 2009), é a pesquisa que busca a investigação do “eu”, o artista-pesquisador a partir de suas vivências nos traz a sua averiguação. “Se caracteriza por uma escrita do “eu que permite o ir e vir entre a experiência pessoa e as dimensões culturais a fim de colocar em ressonância a parte interior e mais sensível de si” (FORTIN, 2009, pg. 83). Os exercícios experimentados que trago aqui resultaram na criação de personagens e das cenas, nos trazendo algumas reflexões acerca do processo criativo.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1384
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Em busca de um preparo corpo-voz para o ator no espetáculo Fim de Partida.pdfArquivo principal.1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons