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Título: A inter-relação da plasticidade com o simbolismo: procurando caminhos para a corporeidade plástica no processo criativo do espetáculo “Sociedade das Flores”
Título(s) alternativo(s): The interrelationship between plasticity and symbolism: looking for ways for plastic corporeality in the creative process of the show "Society of Flowers"
Autor(es): Oliveira, Klaubert Cruz de
Palavras-chave: Espetáculo;Processo Criativo;Teatro
Data do documento: 30-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This article proposes to realize a revisitation in the creative process of the spetacle “Sociedade das Flores”, aiming to analyze the corporal constrution of the actors and actriz, throught exercices propose at rehearsal space sale. Moreover, we used the masterpiece “Inteligência das Flores” (1923), by Maurice Maeterlinck, to think it how one of the elements to incites the creation. Therefore, this research aims to observe how the teoric studies reverberate at rehearsal sale. Thus, throught this research, it was revisited the creative process of the spetacle, bringin to discussion the possibles influences that taking the artists presents in the spetacle, to be acquire a plastic aesthetic in they bodies, during the building of the mis- èn-scene, having teoric idea by Grotowski (2007) and Oida (2001). To do it we utilized the methodological approach the criticism of creative process, by Salles (2006), and the autoetnographic methodology, thinking by Fortin (2006).
Descrição: O presente artigo propõe realizar uma revisitação ao processo criativo do espetáculo "Sociedade das Flores", visando analisar a construção corporal dos atores e atriz, através dos exercícios propostos na sala de ensaio. Além disso, também utilizou-se a obra “Inteligência das Flores” (1923), de Mauríce Maeterlinck, para pensá-la como um dos elementos incitadores para a criação. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo, observar como as práticas estudadas em âmbito teórico reverberaram na sala de ensaio. Dessa forma, através desse artigo pudemos revisitar o processo de criação da obra, trazendo para discussão as possíveis influências que levaram os artistas presentes na cena desse espetáculo, a adquirirem uma estética plástica em seus corpos, durante a construção dessa encenação, tendo como pressupostos teóricos Grotowski (2007) e Oida (2001). Para isso utilizamos como abordagens metodológicas a crítica de processos criativos, de Salles (2006), e a metodologia autoetnografica, pensada por Fortin (2006).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1376
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



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