DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1375
Título: Maculelá, Maculecá, Maculemim, Maculenós: o que foi o teatral Maculelê no projeto Arte e Comunidade na Colônia Antônio Aleixo e no estágio supervisionado no Instituto de Educação do Amazonas?
Título(s) alternativo(s): Maculele, Maculelec, Maculemim, Maculenós: what was the theatrical Maculelê in the project Art and Community in the Antônio Aleixo Colony and supervised training at the Institute of Education of Amazonas?
Autor(es): Ferreira, Keven Sobreira
Palavras-chave: Teatro;Comunidade;Ensino Médio;Lendas
Data do documento: 30-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Maculelê can be there, here, in me and in us. I only know that wherever he is there will be festive valor. Maculelê is a brave warrior who defended a community of an invading attack with only two wooden sticks, tears, and this epic legend gave life to the game of Maculelê, that at the moment is played to the four corners of Brazil and, perhaps, in the World. This research, which covers approximately three years in an undergraduate degree in theater at the University of the State of Amazonas, discusses a pedagogical proposal of living the game and the legend of Maculelê in two spaces, one in the community Antônio Aleixo Colony, through of the Art and Community project, and another at the Institute of Education of Amazonas (IEA), for the Supervised Internship. Both experiments occurred between 2015 and 2018. In the second chapter titled '' The waters that brought Maculelê '' we approached the first field of research, which was the Antônio Aleixo Colony Neighborhood and the agents that work in the community as the Institution Read for Growing and the Art and Community project. Then we report on the formation and proposals of each front. In the third chapter called '' Planting to sprout, reaping to love '' we present our experience in the Art and Community in Antônio Aleixo Colony from the scenic assembly project The Theatricalities of Maculelê. We set out central questions of this process, along with descriptions of the proposals contained in this assembly. In '' Leaving the hut for other confrontations '' that characterizes the fourth chapter, it is time to share the field transition to experience the Supervised Stage. And in this chapter we report the effects of the Maculelê pedagogical proposal in a formal Education space, the IEA. In the last chapter, "I will learn to listen to teach my camaras," is where we promote a general analysis of all these experiences reported in previous chapters. The reflections are organized in three topics that discuss the method of action research, Interculturality, Multiculturalism, Identity and affection.
Descrição: O Maculelê pode estar lá, cá, em mim e em nós. Eu só sei que onde ele estiver haverá valentia festiva. Maculelê é um valente guerreiro que defendeu uma comunidade de um ataque invasor com apenas dois paus de madeira, grimas, e essa lenda épica deu vida ao jogo do Maculelê, que atualmente é jogado aos quatro cantos do Brasil e, quiçá, no Mundo. A presente pesquisa que percorre aproximadamente três anos em um espaço de graduação de licenciatura em teatro na Universidade do Estado do Amazonas, discorre sobre uma proposta pedagógica de vivência do jogo e da lenda do Maculelê em dois espaços, um na comunidade Colônia Antônio Aleixo, através do projeto Arte e Comunidade, e outro no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), pelo Estágio Supervisionado. Ambas as experiências ocorreram entre 2015 a 2018. No segundo capítulo intitulado de ‘’As águas que trouxeram Maculelê’’ abordamos sobre o primeiro campo de pesquisa, que foi o Bairro Colônia Antônio Aleixo e os agentes que atuam na comunidade como a Instituição Ler para Crescer e o projeto Arte e Comunidade. Então relatamos sobre a formação e as propostas de cada frente. No terceiro capítulo chamado de ‘’Plantando para brotar, colhendo para amar’’ nós apresentamos a nossa vivência no Arte e Comunidade na Colônia Antônio Aleixo a partir do projeto de montagem cênica As Teatralidades do Maculelê. Pontuamos questões centrais desse processo, juntamente com descrições das propostas contidas nessa montagem. Em ‘’Saindo da cabana para outros enfrentamentos’’ que caracteriza o quarto capítulo, é chegado o momento de compartilhar a transição de campo para vivenciar o Estágio Supervisionado. E nesse capítulo onde relatamos os efeitos da proposta pedagógica do Maculelê em um espaço formal de Educação, o IEA. No último capítulo, ‘’Eu vou aprender a escutar para ensinar os (as) meus (as) camarás’’, é onde promovemos uma análise geral de todas essas vivências relatadas nos capítulos anteriores. As reflexões estão organizadas em três tópicos que discorrem sobre o método de pesquisa-ação, Interculturalidade, Multiculturalismo, Identidade e afeto.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1375
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons