DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1373
Título: Uma abordagem piagetiana sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante de teatro
Título(s) alternativo(s): A Piagetian approach to theater student learning and development
Autor(es): Caster, Joice Coutinho
Palavras-chave: Processo de aprendizagem;Experiências no estágio;Aquisição do conhecimento
Data do documento: 30-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The subject of this research is a Piagetian approach to theater student learning and development. Here I intend to understand how the stages of development of the child occur and how this correlates with the theatrical doing. My overall goal is to investigate how Jean Piaget's theory can contribute to the understanding of the student's learning process in theater classes. Specifically I will study the theory of Jean Piaget to identify concepts that can dialogue with the theater learning, in this case, approaching the actual operative period of development, because that is when the game rules. In parallel, I will bring the experiences that I have experienced to the stage, seeking to relate them to the stages of development proposed by Piaget. The need for this work was due to personal concern. Throughout the classes taught by me as a trainee, I realized that some students could not develop the proposed theatrical games. When we had the discipline of Psychology I came into contact with Jean Piaget's theory, and from then on I tried to correlate both. This work will be based on bibliographical research related to people's experiences, as well as with my experiences in the Supervised Internship. The conclusion I reach at the end of the research is that every form of knowledge acquisition occurs following an evolution, that is, it passes first through reflexes, which are physical conducts that can have internal or external stimuli. In the newborn, the most common reflexes are sucking and holding, for example. Although they are innate behaviors, they need a certain type of training to be consolidated. With these consolidated reflexes, the individual goes to the adaptation, which is a process of modification of the organism that results from two other processes, that of assimilation and accommodation. In assimilation the medium acts on the organism, and in accommodation the organism relates to the environment, modifying it. These two actions (assimilation and accommodation) occur simultaneously, for they are inseparable and occur in both material and mental exchanges. In theater the learning route is the same. An actor, for example, must assimilate his way of walking, and then accommodate him to his need. The action / reflex "walking" needs to be apprehended, and to this apprehension we call the body consciousness. In the sensory-motor phase the exercise games are developed, which has the function of consolidating reflexes and, in the case of theater, physical actions. Next comes the development of the representation of the child, called the semiotic function, which occurs when it begins to imitate certain actions. Imitation, for example, is one of the actor's tools to reproduce the reality he wants. Then we move on to the symbolic game, which allows us to transform reality in function of the ego, allowing the child a means of self expression, theatrical doing by nature. And we have, finally, the game of rules, which appears in the preoperative period and involves both the exercise game and the symbolic game. In the theater we call it theatrical game.
Descrição: O assunto dessa pesquisa é uma abordagem piagetiana sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante de teatro. Aqui pretendo entender como as fases de desenvolvimento da criança ocorrem e como isso se correlaciona com o fazer teatral. Meu objetivo geral é investigar como a teoria de Jean Piaget pode contribuir para o entendimento do processo de aprendizagem do estudante nas aulas de teatro. Especificamente vou estudar a teoria de Jean Piaget para identificar conceitos que possam dialogar com a aprendizagem de teatro, neste caso, abordando até o período operatório concreto de desenvolvimento, pois é quando surge o jogo com regras. Em paralelo irei trazer as experiências vivenciadas no estágio, buscando relacioná-las com as fases de desenvolvimento propostas por Piaget. A necessidade de realização desse trabalho se deu por conta de uma inquietação pessoal. Ao longo das aulas ministradas por mim enquanto estagiária, percebi que alguns estudantes não conseguiam desenvolver os jogos teatrais propostos. Quando tivemos a disciplina de Psicologia entrei em contato com a teoria de Jean Piaget, e a partir daí tentei correlacionar as duas coisas. Esse trabalho será pautado em pesquisa bibliográfica relacionada com experiências pessoas, bem como com minhas vivências no Estágio Supervisionado. A conclusão que chego ao término da pesquisa é a de que toda forma de aquisição de conhecimento ocorre seguindo uma evolução, ou seja, passa primeiramente por reflexos, que são condutas físicas que podem ter estímulos internos ou externos. No recém-nascido os reflexos mais comuns são o de sugar e a preensão, por exemplo. Embora sejam condutas inatas, eles precisam de um certo tipo de treinamento para serem consolidados. Com estes reflexos consolidados o indivíduo passa à adaptação, que é um processo de modificação do organismo que resulta de dois outros processos, o de assimilação e o de acomodação. Na assimilação o meio age sobre o organismo, e na acomodação o organismo relaciona-se com o meio, modificando-o. Essas duas ações (assimilação e acomodação) acontecem de forma simultânea, pois elas são indissociáveis e ocorrem tanto nas trocas materiais como nas mentais. No teatro o roteiro de aprendizagem é o mesmo. Um ator, por exemplo, precisa assimilar sua forma de andar, para então acomodá-la à sua necessidade. A ação/reflexo “andar” precisa ser apreendida, e a esta apreensão damos o nome de consciência corporal. Na fase sensório-motora são desenvolvidos os jogos de exercício, que tem a função de consolidar reflexos e, no caso do teatro, ações físicas. Em seguida vem o desenvolvimento da representação da criança, denominada de função semiótica, que ocorre quando ela passa a imitar determinadas ações. A imitação, por exemplo, é uma das ferramentas do ator para reproduzir a realidade que deseja. Em seguida passamos ao jogo simbólico, que permite transformar a realidade em função do ego, permitindo à criança um meio de expressão própria, o próprio fazer teatral por natureza. E temos, por fim, o jogo de regras, que surge no período pré-operatório e que envolve tanto o jogo de exercício quanto o simbólico. No teatro damos a ele o nome de jogo teatral.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1373
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UMA ABORDAGEM PIAGETIANA SOBRE A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE DE TEATRO.pdfArquivo principal.397,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons