DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Diogo Ramon da Silva-
dc.date.available2019-02-02T20:20:39Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1372-
dc.descriptionEste trabalho relata uma experiencia poética, artística e pedagógica de montagem cênica no contexto do ensino formal, com alunos do ensino médio que participaram de um projeto de artes cênicas em uma escola pública da cidade de Manaus. O processo (2017-2018) focou no estudo e na prática da interpretação e improvisação teatral por meio do método do Etiud do encenador russo Constantin Stanislavski (1999) enquanto colaborador criativo cênico e pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Como arcabouço teórico nos fundamentamos sobre as pesquisas voltadas às artes cênicas em sua história e contemporaneidade, à arte-educação e à pedagogia do Teatro. Para tanto objetivamos a construção de um espetáculo, inspirado na obra A Megera Domada de Willian Shakespeare, que teve seu processo de montagem pautado numa particularidade artística e pedagógica nas perspectivas da desfragmentação do conhecimento (MORIN, 2002), no processo criativo individual e coletivo numa dimensão de criação (BARBOSA, 1998) e de convite a autonomia dos participantes (FREIRE, 1987). Os encontros realizados se conceituaram como aulas-ensaios e os pertencentes ao processo como professor-diretor, alunos-atores e alunas-atrizes. A vivência com o processo colaborou na construção de conhecimentos estéticos, na experimentação artística e no processo de ensino-aprendizagem em arte, especificamente no teatro, destes estudantes. Bem como, reverberou numa dimensão mais poética, sensível e subjetiva, que foi num caminho outro do que vem sendo apresentado no contexto escolar, onde a arte é realizada numa dimensão de resistência. Também colaborou na inserção de outros sujeitos que ampliaram o significado de processo colaborativo, aprofundando o trabalho realizado em outros aspectos, dimensões e complexidades que se fazem presentes na prática teatral e em processos de montagens cênicas.pt_BR
dc.description.abstractThis work reports a poetic, artistic and pedagogic experience of scenic assembly in the context of formal education, with high school students who participated in a performing arts project in a public school in the city of Manaus. The process (2017-2018) focused on the study and practice of theatrical improvisation and improvisation through the Etiud method of Russian director Constantin Stanislavski (1999) as a creative and scenic creative collaborator in the teaching-learning process. As a theoretical framework we base ourselves on the researches directed to the scenic arts in it’s history and contemporaneity, the art-education and the pedagogy of the Theater. In order to do so, we are aiming the construction of a show, inspired by Willian Shakespeare's The Taming of the Shrew (The Megera Domada), which had an assembly process based on an artistic and pedagogical particularity in the perspectives of the defragmentation of knowledge (MORIN, 2002), in the individual and collective creative process in a creation (BARBOSA, 1998) and the invitation to autonomy of the participants (FREIRE, 1987). The meetings were conceptualized as lectures-essays and those belonging to the process as teacher-director, student-actors and student-actresses. The experience with the process collaborated in the construction of aesthetic knowledge, in the artistic experimentation and in the teaching-learning process in art, specifically in the theater, of these students. As well, it reverberated in a more poetic, sensitive and subjective dimension, which was on a different path from what has been presented in the school context, where art is carried out in a dimension of resistance. It also collaborated in the insertion of other subjects that expanded the meaning of collaborative process, deepening the work done in other aspects, dimensions and complexities that are present in theatrical practice and in scenic assembly processes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMontagem cênicapt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEtiudpt_BR
dc.titleMontagem cênica no ensino médio: uma experiência de criação poética, artistíca e pedagógica através do etiud de Stanislavskipt_BR
dc.title.alternativeScenic assembly in high school: an experience of poetic, artistic and pedagogical creation through Stanislavski's ethospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-02T20:20:39Z-
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons