DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1370
Título: As representações simbólicas em “Filhos da Várzea”, de Anibal Beça
Título(s) alternativo(s): The symbolic representations in "Sons of the Várzea", of Anibal Beça
Autor(es): Silva, Adriano Ferreira da
Palavras-chave: semiótica;Amazônia;Poesia;Literatura amazonense;Aníbal Beça
Data do documento: 4-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Analisando-se a cultura amazônica na busca de encontrar o dominante que a mobiliza, depara-se com um verdadeiro universo povoado de seres, signos, imagens, fatos, atitudes que podem indicar múltiplas possibilidades de análise e interpretação. Esta pesquisa propõe-se a analisar as imagens verbais e representações simbólicas em três poemas do livro Filhos da Várzea, de Aníbal Beça. Para realizar essa análise utiliza-se como aporte teórico o trabalho de Charles Sanders Peirce (1839-1914), semiótica norte-americana, por considerarmos que pode contribuir com uma análise mais ampla do material concreto e abstrato, além de outras obras de relevân-cia para a pesquisa. Observa-se que o autor realiza por meio de signos e símbolos a representa-ção da cultura amazônica, colocando em evidência a vida cotidiana do caboclo, o espaço e o imaginário local.
Descrição: Analisando-se a cultura amazônica na busca de encontrar o dominante que a mobiliza, depara-se com um verdadeiro universo povoado de seres, signos, imagens, fatos, atitudes que podem indicar múltiplas possibilidades de análise e interpretação. Esta pesquisa propõe-se a analisar as imagens verbais e representações simbólicas em três poemas do livro Filhos da Várzea, de Aníbal Beça. Para realizar essa análise utiliza-se como aporte teórico o trabalho de Charles Sanders Peirce (1839-1914), semiótica norte-americana, por considerarmos que pode contribuir com uma análise mais ampla do material concreto e abstrato, além de outras obras de relevância para a pesquisa. Observa-se que o autor realiza por meio de signos e símbolos a representação da cultura amazônica, colocando em evidência a vida cotidiana do caboclo, o espaço e o imaginário local.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1370
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As representações simbólicas em “Filhos da Várzea”, de Anibal Beça.pdf698,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons