DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1368
Título: A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
Título(s) alternativo(s): The problem of musicological reconstruction: a reflection on the first movement of the Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscript D-B MUS.MS. 935/15, by Pietro António Avondano (1714-1782)
Autor(es): Miranda, Huan Rosa de
Palavras-chave: Reconstrução em arte;Reconstrução musicológica;Pietro António Avondano;Concerto para violoncelo
Data do documento: 22-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The Musicological Reconstruction is a procedure that proposes the composition of the missing parts of an incomplete musical work, with the objective of making possible the enjoyment of this artistic patrimony through its performance. There are several discussions about the limits, ethics and authenticity of a work of artistic restoration. The objective of this research is to discuss the problems involved in reconstruction processes in art: restoration history in art, concept, principles and values, favorable and unfavorable arguments for restorative intervention and the role of the reconstructor in the restoration of artistic works. A specific reflection will also be made on the assumptions and implications of musicological reconstruction, such as the general contextualization of the work, and the incorporation of musical elements of the artist and the period in question. As a case study, the present work will propose the reconstruction of bars 01 to 70 of the 1st movement of Concerto di Violoncello Obligatto with Violini e Basso, a relevant and exceptional musical work in Portugal of the Portuguese composer Pietro António Avondano (1714-1782), prominent musician in the musical panorama in eighteenth century Lisbon.
Descrição: A Reconstrução Musicológica é um procedimento que propõe a composição das partes faltantes de uma obra musical incompleta, com o objetivo de viabilizar a fruição desse patrimônio artístico, através da sua performance. Há várias discussões acerca dos limites, da ética e da autenticidade de um trabalho de restauração artística. O objetivo desta pesquisa é discutir a problemática que envolve os processos de reconstrução em arte: histórico do restauro em arte, conceito, princípios e valores, argumentos favoráveis e desfavoráveis à intervenção restauradora e o papel do reconstrutor na restauração de obras artísticas. Também será feita uma reflexão específica acerca dos pressupostos e implicações da reconstrução musicológica tais como a contextualização geral da obra, e a incorporação de elementos musicais do artista e do período em questão. Como estudo de caso, o presente trabalho irá propor a reconstrução dos compassos 01 a 70 do 1º movimento do Concerto di Violoncello Obligatto con Violini e Basso, obra musical de relevância e excepcionalidade no espaço lusófono, do compositor português Pietro António Avondano (1714-1782), músico de notória proeminência na atividade musical em Lisboa do século XVIII.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1368
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons