DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1367
Título: A importância do lúdico e o desenvolvimento do jogo em Piaget: adaptando jogos musicais para o ensino de violino
Título(s) alternativo(s): The importance of the playful and the development of the game in Piaget: adapting musical games for the teaching of violin
Autor(es): Machado, Glicia Rana da Cunha
Palavras-chave: Lúdico;Ensino de Violino;Jogo em Piaget;Jogos Musicais
Data do documento: 22-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The theme of this work is the ludic and the learning of the violin. It will address the child's development process and the way it deals with the ludic. The general objective of this work is to propose musical games for the teaching of violin that work the learning of musical reading, aiming at specific age groups. The specific objectives of this research are: to understand the need of the ludic one during the general and musical development of the child; adapting games for the teaching of violin starting from existing games, for musical education; and to classify the elaborated musical games, considering specific age groups. This work starts from the need to understand the ludic in the general and musical development of the child. It was considered the fact that the author has a constant contact with children, because she teaches violin in private lessons. As a methodology, a literature review was carried out in which it was observed that the child can relate to the play in different ways, and in which the game was discussed in Piaget. In addition, it was presented the adaptation of musical education games, proposed by some authors of the area, for the teaching of the violin. As a result it was possible to adapt games involving not only letters, but also involving practical orders, in which students had to obey commands. It was still possible to relate each of these games to the development stages of the game, as proposed in Piaget.
Descrição: O tema deste trabalho é o lúdico e a aprendizagem do violino. Nele será abordado o processo de desenvolvimento da criança e a forma como ela lida com o lúdico. O objetivo geral deste trabalho é propor jogos musicais para o ensino de violino, que trabalhem a aprendizagem de leitura musical, visando faixas etárias específicas. Os objetivos específicos dessa pesquisa são: compreender a necessidade do lúdico ao longo do desenvolvimento geral e musical da criança; adaptar jogos para o ensino de violino partindo de jogos existentes, para educação musical; e classificar os jogos musicais elaborados, considerando faixas etárias específicas. Este trabalho parte da necessidade de se compreender o lúdico no desenvolvimento geral e musical da criança. Considerou-se o fato de que a autora tem um constante contato com crianças, pois ensina violino em aulas particulares. Como metodologia, foi feita uma revisão de literatura em que se observou que a criança pode se relacionar com o lúdico de maneiras diferentes, e em que se discutiu o jogo em Piaget. Além disso, foi apresentada a adaptação de jogos de educação musical, propostos por algumas autoras da área, para o ensino do violino. Como resultado foi possível adaptar jogos envolvendo não apenas cartas, mas também envolvendo ordens práticas, em que os alunos tinham que obedecer a comandos. Ainda foi possível relacionar cada um desses jogos às etapas de desenvolvimento do jogo, como proposto em Piaget.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1367
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do lúdico e o desenvolvimento do jogo em Piaget - adaptando jogos musicais para o ensino de violino.pdfArquivo principal.1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons