DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1332
Título: Os estudos de Kopprasch para trompa e a importância deles na formação do trompista
Título(s) alternativo(s): The studies of Kopprasch for horn and the importance of them in the formation of the trompista
Autor(es): Silva, Aline Fuziel da
Palavras-chave: Música;Trompa;Ensino;Kopprasch
Data do documento: 22-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work aims to present some studies of the composer George Kopprasch on techniques of playing the horn and the importance of these techniques in the formation of the trompista. The musical execution of this instrument requires a previous preparation on the part of the trompista. Thus, this work intends to lead the student to know some studies, techniques and procedures necessary to master the instrument. The choice of studies is of utmost importance for the practice of music in the most varied musical styles and forms. The relevance of this theme is precisely in pointing out some procedures that allowed to achieve a better learning of this instrument, thus facilitating the mastery of the technique. Thus, in order to investigate about the Kopprasch method we are directed to the processes of appropriation and transmission of music by the trompista, be it student or professional. The problem of this work is to identify which are the necessary competences to reach in a timely manner a good performance that the instrument demands? The study revealed that playing this instrument requires a lot of effort on the part of the student, causing a problem for teachers, since as students spend hours training to reach the desired level, others achieve in less time. Thus, the teacher needs to know at what level the student is to plan the learning activities of the same. That is, knowing very well each student so that the expectations of the teacher and the student are not frustrated. Such care can not be forgotten, especially since each learner has his own learning pace.
Descrição: Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns estudos do compositor George Kopprasch sobre técnicas de tocar trompa e a importância dessas técnicas na formação do trompista. A execução musical desse instrumento requer um preparo prévio por parte do trompista. Sendo assim, este trabalho pretende levar o estudante a conhecer alguns estudos, técnicas e procedimentos necessários para dominar o instrumento. A escolha de estudos é de suma importância para a prática de músicas dentro das mais variadas formas e estilos musicais. A relevância desse tema está justamente em apontar alguns procedimentos que permitiu alcançar um melhor aprendizado deste instrumento, facilitando assim o domínio da técnica. Assim, com intuito de investigar sobre o método Kopprasch nos direcionamos aos processos de apropriação e transmissão da música pelo trompista, seja ele estudante ou profissional. A problemática deste trabalho é identificar quais são as competências necessárias para alcançar em tempo hábil um bom desempenho que o instrumento exige? O estudo revelou que tocar esse instrumento exige muito esforço por parte do discente, acarretando um problema para professores, uma vez que enquanto alunos passam horas treinando até alcançar o nível desejado, outros conseguem em menos tempo. Assim, o professor precisa conhecer em que nível se encontra o aluno para planejar as atividades de aprendizagem do mesmo. Ou seja, conhecer muito bem cada aluno para que as expectativas do, professor e do aluno, não sejam frustradas. Tais cuidados não podem ser esquecidos, sobretudo porque cada aprendiz tem seu ritmo de aprendizagem.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1332
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os estudos de Kopprasch para trompa e a importância deles na formação do trompista.pdfArquivo principal.4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons