DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1329
Título: Mudança notacional em transcrição da guitarra barroca para o violão, suas perdas e ganhos: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Notational change in baroque guitar transcription for the guitar, its losses and gains: a case study
Autor(es): Silva, Wagner Tiburtino Nazeazeno
Palavras-chave: Transcrição Musical;Tablatura;Notação Moderna
Data do documento: 22-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Musical transcription is found wherever along the literature for fingering string instruments, and for this reason it constitutes a thought-provoking issue around guitar musical performance. The earliest examples of worked transcription for finger string instruments are found along the so called intabulations, which were sixteen—century`s sacred or secular vocal music arrangements for lute and vihuela (and for keyboard arrangements), and had contributed for building their technical-idiomatic language. In order to avoid damages on the musical sense of a work, transcription procedures from earlier tablature to modern notation require identifying codes written in each one which are musically equivalent. This searches therefore is guided by the following question: which criteria could be taken or could be more suitable for transcribing musical works which were written originally for baroque guitar to modern one? In order to answer this question, we seek to propose musical transcription procedures which could be applied to the baroque repertory, by means of case study on Francisco Guerau´s Marizapalos (1674), a work which was written originally for baroque guitar. Theoretical foundation are based on studies carried out by Mammi (1998-1999), Nogueira (2008), Souto (2010), Cardoso (2014), Camargo (2015), Tyler (2011), Tyler and Sparks (2010) and Treitler (1980).
Descrição: A transcrição musical é uma prática constante na literatura das cordas dedilhadas e constitui, por este motivo, um instigante objeto de estudo no campo da performance musical violonística. Os exemplos mais antigos de prática da transcrição para os instrumentos de cordas dedilhadas encontram-se nas intabulações, que eram arranjos de obras vocais sacras ou seculares para alaúde e vihuela e instrumentos de tecla no século XVI e contribuíram para com a formação da própria linguagem técnico-idiomática de tais instrumentos. Os procedimentos necessários à elaboração de uma transcrição de tablatura antiga para notação moderna exigem a identificação de códigos equivalentes, com o intuito de não haver perdas no sentido musical da obra. Esta pesquisa, portanto, norteia-se pelo seguinte questionamento: quais critérios podem ser considerados mais adequados para a elaboração de transcrições ao violão de obras escritas originalmente para guitarra barroca? Para responder a essa pergunta, busca-se propor procedimentos de transcrição musical que possam ser aplicados ao repertório barroco, por meio do estudo de caso da obra Marizapalos, da autoria de Francisco Guerau (1674), escrita originalmente para guitarra barroca. A fundamentação teórica está pautada nos estudos de Mammi (1998-1999), Nogueira (2008), Souto (2010), Cardoso (2014), Camargo (2015), Tyler (2011), Tyler e Sparks (2010) e Treitler (1980).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1329
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mudança notacional em transcrição da guitarra barroca para o violão, suas perdas e ganhos - um estudo de caso.pdfArquivo principal1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons