DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeite, Vitor de Souza-
dc.date.available2019-01-22T15:33:03Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1307-
dc.descriptionEste trabalho visa uma discussão sobre a interpretação do prelúdio BWV 997 de Bach ao violão, valorizando o âmbito da retórica musical como recurso interpretativo para obras do período barroco. Questionamos a falta de disponibilização desse conhecimento nos cursos de graduação, tendo em vista que tanto em conservatórios quanto nos meios de ensino de música em geral é enfatizada a repetição de vídeos e gravações, perpetuando profissionais com a capacidade de imitação. Buscamos, por meio da análise musical e da aplicação à performance, demonstrar a relevância que a retórica teve no mundo antigo, desde Aristóteles até o séc. XVII. Para isso, contextualizamos suas origens e buscando compreender como tal conhecimento ganhou abrangência, a ponto de influenciar diversas formas de arte e a vida na sociedade europeia do séc. XVIII. Exemplificamos também a importância que as escolas luteranas tiveram na formação dos homens cultos dessa época, versados na arte da retórica, até chegarmos em J. S. Bach, um cristão luterano, nascido na Alemanha em 1685. Toda essa contextualização histórica da retórica convergem com os pressupostos teóricos defendidos por Argan (1998), que considera a arte vinculada ao seu contexto. As considerações históricas sobre a música eloquente fundamentam a análise retórica do prelúdio BWV 997 de J. S. Bach ao violão. Diante disso, observou-se que as figuras retóricas que instigam os afetos dos ouvintes podem ser usadas na interpretação musical. Logo, este estudo apresenta considerações sobre a linguagem técnico-instrumental para uma aproximação idiomática entre o violão e o alaúde barroco, visando assim um resultado sonoro diferenciado e fundamentado no estudo científico.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at a discussion about the interpretation of Bach 's BWV 997 prelude to the guitar, valuing the scope of musical rhetoric as an interpretive resource for works from the Baroque period. We question the lack of availability of this knowledge in the undergraduate courses, considering that both in conservatories and in the media of music teaching in general the repetition of videos and recordings is emphasized, perpetuating professionals with the capacity of imitation. Through musical analysis and application to performance, we seek to demonstrate the relevance of rhetoric in the ancient world, from Aristotle to the 20th century. XVII. To this end, we contextualize its origins and seek to understand how such knowledge has gained scope, to the point of influencing diverse forms of art and life in European society of the century. XVIII. We also exemplify the importance of Lutheran schools in the formation of learned men of the time, versed in the art of rhetoric, until we arrive in JS Bach, a Lutheran Christian, born in Germany in 1685. All this historical contextualization of rhetoric converges with theoretical presuppositions defended by Argan (1998), who considers art linked to its context. Historical considerations on eloquent music ground the rhetorical analysis of the prelude BWV 997 of J. S. Bach to the guitar. In view of this, it was observed that the rhetorical figures that instigate the affections of the listeners can be used in musical interpretation. Therefore, this study presents considerations about the technical-instrumental language for an idiomatic approximation between the guitar and the baroque lute, aiming at a differentiated sound result based on the scientific study.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectBachpt_BR
dc.titlePrelúdio BWV 997 de J.S. Bach, ao violão: uma perspectiva interpretativa fundamentada na análise retórico-musical.pt_BR
dc.title.alternativePrelude BWV 997 of J.S. Bach, to the guitar: an interpretive perspective based on rhetorical-musical analysis.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-22T15:33:03Z-
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons