DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Daniel Maciel de-
dc.contributor.authorZogahib, André Luiz Nunes-
dc.date.available2019-01-18T16:33:17Z-
dc.date.issued2019-01-17-
dc.identifier.issn25254537-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1240-
dc.descriptionO nível de escolaridade dos agentes de segurança pública é tema recorrente no atual estado democrático de direito, onde se espera menos uso de força e mais uso de técnica. Dessa forma, este artigo discute as correntes teóricas que atestam os benefícios do nível superior para os agentes de segurança pública. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi identificar o nível de escolaridade como fator de melhora no perfil dos integrantes das agências policiais e como tal aspecto influencia positivamente no trabalho desses profissionais, além de conhecer o panorama brasileiro das polícias militares acerca do fator escolaridade e, de forma mais específica, discutir a realidade no estado do Amazonas. A pesquisa possui caráter quantitativo-descritivo e utilizou-se exclusivamente do levantamento bibliográfico. Fora possível identificar um movimento de melhora do nível de escolaridade dos policiais militares que se concentra exclusivamente na carreira de oficiais; a nível regional, fora identificado multiportas de acesso no estado do Amazonas, não prevalecendo o nível superior como requisito único. Concluiu-se que – a despeito das inúmeras vantagens que outorga ao profissional – o nível superior no Brasil ainda não é uníssono como um requisito à carreira das agências policiais.pt_BR
dc.description.abstractThe level of schooling of public security agents is a recurring theme in the current democratic state of law, where less use of force and more use of technique is expected. In this way, this article discusses the theoretical currents that attest the benefits of the superior level for the public security agents. The objective of this research was to identify the level of education as a factor of improvement in the profile of the members of the police agencies and as such aspect positively influences the work of these professionals, besides knowing the Brazilian panorama of the military police about the educational factor and, discuss the reality in the state of Amazonas. The research has a quantitative-descriptive character and was used exclusively from the bibliographic survey. It was possible to identify a movement of improvement of the level of education of the military police that concentrates exclusively in the career of officers; at the regional level, access multidoors in the state of Amazonas had been identified, and the upper level did not prevail as a single requirement. It was concluded that - in spite of the innumerable advantages it grants to the professional - the superior level in Brazil is not yet unison as a requirement for the career of the police agencies.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNível de escolaridadept_BR
dc.subjectServiço policialpt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.titleO nível de escolaridade dos integrantes das agências policiais e um paralelo com a Polícia Militar do Estado do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeThe level of education of the members of the police agencies and a parallel with the Military Police of the State of Amazonaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T16:33:17Z-
Aparece nas coleções:Nova Hileia - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons