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Título: 2º Prêmio da qualidade em Tapauá – 2017
Título(s) alternativo(s): 2nd Quality Award in Tapauá - 2017
Autor(es): Abreu, Radamézio Eduardo Velasques de
Santos, Obede Rebelo dos
Palavras-chave: Prêmio da Qualidade - Tapauá;Visibilidade - Comercial;Satisfação - Clientes
Data do documento: 17-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This paper describes a realization of the Quality Award in the City of Tapauá, whose main objective was to recognize and give visibility to the commercial organizations. Twelve questionnaires were used, one structured and one semistructured, the first one to measure the level of understanding of organizational functions by the entrepreneurs, and secondly to measure the degree of customer satisfaction in a sample of 36 entrepreneurs and 1,080 customers. It was verified that the entrepreneurs are still distant from certain management practices in the Business Management Course advocates for organizations such as the identification of mission, vision, and values, among others. Quality of Service was the best indicator of customers ‘perception of importance, while the variable regarding sustainability norms was the one that showed less influence on the managers’ perception. At the end, recommendations and directions for conducting new research and the need for more academic approaches are pointed and how much the award can serve as a parameter for companies to seek their improvement year after year.
Descrição: O trabalho descreveu a realização do Prêmio da Qualidade da Cidade de Tapauá, cujo objetivo foi reconhecer e dar visibilidade às organizações comerciais. Foram utilizados 02 questionários, um estruturado e outro semiestruturado, O primeiro mensurou o nível de compreensão das funções organizacionais por parte dos empresários, e o segundo aferiu o grau de satisfação dos clientes, em uma amostra constituída por 36 empresários e 1.080 consumidores. Verificou-se que os empresários ainda estão distantes de certas práticas de gestão na completude que Universidade preconiza para as organizações como a identificação da missão, visão, e valores, entre outros. A Qualidade do Atendimento se revelou a melhor indicadora da percepção dos clientes, enquanto que a variável respeito às normas de sustentabilidade foi a que mostrou exercer menor influência na percepção dos gestores. Ao final, são apontadas recomendações e direções para a realização de novas pesquisas, necessidade de mais abordagens acadêmicas e de quanto o prêmio pode servir de parâmetro para as empresas buscarem sua melhoria ano após ano.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1227
ISSN: 25255347
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