DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1218
Título: As narrativas das experiências do ensino de Inglês por professores de Parintins
Título(s) alternativo(s): The narratives of the experiences of teaching English by teachers of Parintins
Autor(es): Reis, Patrícia Christina dos
Palavras-chave: Língua Inglesa;Ensino - Língua Inglesa;Formação de Professores
Data do documento: 17-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The current article was based on an extension project in Continuing Education, supported by PROEX, and conducted with English teachers from Parintins. Our objective was to bring teachers together to assist them in the development of their methodological competence and language abilities, consequently, aiming at the advance of English teaching in Parintins public schools. The methodology was based in a qualitative research about the teachers, involving interviews with them. Acting as intermediary of dialogues with school teachers, we have counted with the help of our University students who are daily conducting activities in several public schools. As a result, we present in this article the opinions given by school teachers who talk about English teaching, including teaching techniques, informal learning and future plans for professional improvement. Such opinions are related to recurrent issues in the field of foreign language studies, approached in texts such as the ones by Almeida Filho (2000), Gardner and Lambert (1972), Leffa (2008) and Schumann (1978). Our project is also related to studies such as the ones by Barcelos (2004), Paiva (2006) and Xavier (2014), who deal with teacher training and their life stories.
Descrição: O presente artigo foi baseado em um projeto de extensão em Educação Continuada, apoiado pela PROEX e realizado com os professores de Língua Inglesa de Parintins. Nosso objetivo foi reunir professores para auxiliá-los no desenvolvimento de suas competências metodológicas e habilidades linguísticas, visando, consequentemente, o avanço do ensino de inglês nas escolas públicas de Parintins. A metodologia foi baseada em uma pesquisa qualitativa sobre os professores, envolvendo entrevistas com estes. Atuando como intermediadores de diálogos com os professores da educação básica, contamos com a ajuda dos nossos alunos universitários, que diariamente realizam atividades em diversas escolas públicas. Como resultado, apresentamos neste artigo as opiniões de professores que falam sobre o ensino de inglês, incluindo técnicas de ensino, aprendizado informal e planos futuros de aperfeiçoamento profissional. Tais opiniões se relacionam a questões recorrentes no campo de estudos de língua estrangeira, abordadas em textos como os de Almeida Filho (2000), Gardner e Lambert (1972), Leffa (2008) e Schumann (1978). Nosso projeto se relaciona também a estudos como os de Barcelos (2004), Paiva (2006) e Xavier (2014), que tratam da formação de professores e suas histórias de vida.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1218
ISSN: 25255347
Aparece nas coleções:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As narrativas das experiências do ensino de Inglês por professores de Parintins.pdf231,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons