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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Clodoaldo Matias da-
dc.contributor.authorNascimento, Herica Thayse Barboza-
dc.date.available2019-01-18T15:00:07Z-
dc.date.issued2019-01-16-
dc.identifier.issn19810326-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1212-
dc.descriptionPais com crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) enfrentam inúmeros desafios na tentativa de buscar uma resposta, para compreender melhor os filhos e dar-lhes ideias acerca de como incentiva-los no seu desenvolvimento na escola. Nesse aspecto temos o conceito de inclusão, como sendo um processo baseado na Declaração dos Direitos Humanos, cujo fundamento está no princípio da constituição da cidadania que visa a inserção do aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no âmbito escolar. A esse respeito, essa pesquisa foi constituída com o objetivo de conhecer os benéficos da prática de Educação Física (EF) junto aos alunos com PEA. O método adotado para a efetivação desta pesquisa foi o dedutivo. A tipologia da pesquisa adotada abrangeu três aspectos: quanto aos objetivos tratou-se de uma pesquisa exploratória; quanto à abordagem do problema, foi qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos, foi bibliográfica. Analisando a literatura, conclui-se que existem vários métodos que visam proporcionar ao autista, dentro de suas potencialidades, o desenvolvimento da independência, facilitando assim, o seu convívio com o meio que o cerca. Nesse cenário a prática de EF mostra-se benéfica, pois auxilia os alunos com PEA a melhorar o desenvolvimento de aptidões sociais, o que é fundamental para ajudá-los a sentir-se mais à vontade em um mundo que e, em grande parte, social.pt_BR
dc.description.abstractParents with children with Autism Spectrum Disorders (ASD) face numerous challenges in trying to find answears, to better understand their sons and to give them ideas about how to encourage them in their school development. In this aspect, the concept of inclusion is considered as a process based on the Declaration of Human Rights, whose foundation is in the principle of the citizenship constitution that aims at the insertion of students with Special Education Needs (SEN) in the school context. In this respect, this research was constituted with the objective of knowing the benefits of the Physical Education (PE) practice among students with ASD. The method used to carry out this research was the deductive one. The type of research adopted covered three aspects: as for the objectives, it was an exploratory research; as for the problem approach, it was a qualitative one; and regarding technical procedures, it was a bibliographical one. Analyzing the literature, it is concluded that there are several methods that aim to provide to the autistic, within their potentialities, the development of independence, thus facilitating their conviviality with the environment that surrounds them. In this scenario, PE practice is beneficial, because it helps ASD students improve the development of social skills, which is key to helping them feel more comfortable in a world that is largely social. Key-words: Autism Spectrum Disorders; Inclusive Education; Physical Education.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerturbações do Espectro do Autismopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titlePerturbações do espectro do autismo: uma revisão bibliográfica dos benefícios da prática de educação física em alunos com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.title.alternativeAutism Spectrum Disorders: A Literature Review of the Benefits of Physical Education Practice in Students with Special Educational Needspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T15:00:07Z-
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