DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Danielle Mariam Araújo dos-
dc.contributor.authorCursino, Alcirene da Silva-
dc.contributor.authorSIlva, Charles Moreira da-
dc.contributor.authorEvangelista, Henrique Aguiar de-
dc.contributor.authorSantos, Laila Fernanda dos-
dc.date.available2019-01-18T14:59:25Z-
dc.date.issued2019-01-16-
dc.identifier.issn19810326-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1211-
dc.descriptionO relato apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. O objetivo foi analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba e identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa-ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como resultado, verificou-se que os professores, na maioria das vezes, não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba, dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, à sua cidade, ao seu lugar de vivência. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados à realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a survey carried out in the municipality of Iranduba, Amazonas State, with teachers and managers of elementary schools, understanding how the teaching of Geography happens in the perspective of the study of the place. The objective were to analyze the teaching methodologies used by teachers, the process of teaching and learning Geography in the 3rd and 4th year of elementary school, in the municipal schools of Iranduba and identify the pedagogical practices of the teachers in the Geography classes in relation to the specific content about the city and the municipality. This research has a qualitative character, constitutes an action research, had as research techniques: bibliographic research; Documentary research; Application of questionnaires, interviews and participant observation. As main results, it was verified that the teachers, most of the times do not work the contents on the municipality in its totality for not having access to updated data on the subject. The lack of access to the specific contents on Iranduba makes it difficult for the student to understand the place in which he lives, his city, his place of living. Therefore, it is necessary to prepare textbooks adapted to the reality of each municipality, so that the student can read the world in which he lives in full. Key-words: Geography Teaching; Place; Interdisciplinarity.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleOnde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Ampt_BR
dc.title.alternativeWhere is my city? A study on the teaching of geography in elementary education in the municipality of Iranduba - Ampt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T14:59:25Z-
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons