DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1202
Título: A importância da prática da leitura no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Importance of the practice of Reading in Higher Education
Autor(es): Almeida, Janderson Gustavo Soares de
Silva, Clodoaldo Matias da
Palavras-chave: Leitura;Acadêmicos;Ensino Superior
Data do documento: 16-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This text seeks a reflection on the absence of reading practice, a recurring and relevant fact found among the academics of any Higher Education institutions. The reason for these facts being presented lead us to believe that the lack of reading incentive, or its absence, has been long-standing, from the family scope, passing through the first contact with the school environment, and reaching the present day. As consequence of the technological evolution that surround us, the individual set himself to the practicality, failing to practice some activities, such as reading books, journals and magazines, factors that enrich the students’ vocabulary, knowledge and performance. The work was based on bibliographical research and discussion about the proposed theme. Reading is a key factor for learning, which consequently contributes to both intellectual and professional performance and training of the Higher Education academics, making them individuals who will best understand the whole social reality. Key-words: Reading; Academics; Higher Education.
Descrição: O presente trabalho busca uma reflexão acerca da ausência da prática de leitura, fato recorrente e relevante encontrado entre os acadêmicos de qualquer instituição de Ensino Superior. O motivo de estes fatos estarem sendo apresentados nos levam a crer que a falta de incentivo à leitura, ou a sua ausência, vem de longa data, desde o âmbito familiar, perpassando o primeiro contato com o ambiente escolar, e chegando aos dias atuais. Em consequência da própria evolução da tecnologia que nos cerca, indivíduo se lançou à praticidade e deixou de praticar algumas atividades, tais como a leitura de livros, jornais e revistas, fatores que enriquecem o vocabulário, o conhecimento e o desempenho dos estudantes. O trabalho foi baseado em pesquisa bibliográfica e discussão sobre a temática proposta. A leitura é um fator primordial para a aprendizagem, o que consequentemente contribui para o desempenho e formação tanto intelectual quanto profissional dos acadêmicos do Ensino Superior, tornando-os indivíduos que melhor irá compreender toda a realidade social.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1202
ISSN: 19810326
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da prática da leitura no ensino superior.pdf224,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons