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dc.contributor.authorFarias, Cristiane Socorro Okamura de-
dc.contributor.authorRibeiro, Edinelza Macedo-
dc.date.available2019-01-18T14:23:27Z-
dc.date.issued2019-01-16-
dc.identifier.issn19810326-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1201-
dc.descriptionRefletir sobre o ensino aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental é reconhecer os desafios que o professor enfrenta para efetivá-lo. Partindo desse princípio, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo que investigou possibilidades para trabalhar a prática do letramento com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental a partir do Projeto Horta Escolar. Como arcabouço teórico utiliza-se os estudos de Micotti (2009), Marcuschi (2010), Porto (2012), Tinoco (2013) e outros que versam sobre o tema. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com enfoque dialético e tem como método de procedimento o estudo de campo realizado em uma escola estadual que desenvolve o projeto “Horta Escolar” a partir do quadro de oficinas do Programa Mais Educação (PMEd). As coletas de dados foram obtidas por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas com a monitora do referido projeto, 1 (um) professor da disciplina Língua Portuguesa que atua no 5º ano do Ensino Fundamental e 4 (quatro) educandos da turma observada. O percurso investigativo demonstrou que, apesar dos desafios que a instituição ainda enfrenta para desenvolver possibilidades para trabalhar o letramento no projeto “Horta Escolar”, por se tratar de uma sugestão inovadora, esta é uma expectativa que pode se tornar realidade, desde que a escola esteja disposta a investir com seriedade nessa proposta, evidentemente por possuir meios e condições fundamentais para iniciar um trabalho nessa perspectiva.pt_BR
dc.description.abstractReflect on the learning of reading and writing education in the early years of primary education is to recognize the challenges that the teacher faces to effect it. Based on this principle, this article aims to present the results of the study investigating possibilities to work the practice of literacy with students from the 5th grade of elementary school from the “School Vegetable Garden Project”. As a theoretical framework is used to study: Micotti (2009), Marcuschi (2010), Porto(2012), Tinoco (2013) and others that deal with the subject. This research is qualitative with dialectical approach and its method of procedure is the field study in a state school that develops the project "School Vegetable Garden" from the workshops frame More Education Program (PMEd). The data collections were obtained through participant observation and semi-structured interviews with the project monitor, one (1) Portuguese teacher operating in 5th grade of elementary school and four (4) students of the observed class. The investigative way has shown that, despite the challenges the institution still faces to develop possibilities for work literacy in "School Vegetable Garden" project, because it is an innovative suggestion, this is an expectation that could become a reality, as long as the school be prepared to invest seriously in this proposal, of course by having means and basic conditions to start a job in this perspective. Keywords: Literacy; Pedagogical Projects; School Vegetable Garden; Possibilitiespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProjetos Pedagógicospt_BR
dc.subjectHorta Escolarpt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.titleA horta escolar: possibilidades para trabalhar o letramento com educandos do 5º ano de uma escola da rede pública do município de Parintins – Ampt_BR
dc.title.alternativeThe school garden: possibilities for working with literacy students of the 5th year of a public school in the municipality of Parintins - Am.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T14:23:27Z-
Appears in Collections:Marupiara - Artigos de Periódicos



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