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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Reana da Silva de-
dc.contributor.authorAmoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.authorAzevedo, Marlon Jorge Silva de-
dc.date.available2019-01-18T14:22:38Z-
dc.date.issued2019-01-16-
dc.identifier.issn25255347-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1200-
dc.descriptionA Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é uma língua gestual visual utilizada pela comunidade surda e que hoje faz parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Sendo assim, almejou-se através deste, levar uma reflexão e discussão a cerca do tema abordado tendo como ponto de partida a inclusão a partir de uma concepção construtivista da aprendizagem, concomitantemente nas escolas do campo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi expandir a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nas escolas do campo, onde as pessoas ouvintes conheceram a realidade vivenciada pelas pessoas surdas, tendo como foco principal construir conhecimentos acerca da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, do ser surdo, quebrando o estigma da deficiência, através do reconhecimento da sua cultura e da sua identidade. Os procedimentos que nortearam este trabalho se deu através do projeto de extensão intitulado “Aprendendo LIBRAS no contexto das escolas do campo no Município de Parintins”, sendo realizado nas escolas das Comunidades do Aninga, Parananema e Macurany nesta cidade, incentivando o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Desta forma, a aquisição da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais nas escolas do campo se traça por meio da efetivação e do diálogo entre todos.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian Sign Language – LIBRAS is a visual sign language used by the deaf community and is now part of the curriculum of undergraduate courses. Thus, reflecting and discussing on the subject covered is bound to this, having as its starting point the inclusion of learning from a constructivist concept concurrently with schools in the field. In this sense, the objective was to expand the Brazilian Sign Language - Libras in schools in the field, where hearing people got to know the reality experienced by deaf people, focusing mainly on building knowledge of the Brazilian Sign Language - LIBRAS, of being deaf, and breaking the stigma of disability through the recognition of their culture and identity. The procedures that guided this work was through the extension project entitled “Learning LIBRAS in the context of rural schools in the city of Parintins,” held in schools of the communities of Aninga, Parananema, and Macurany in this city, encouraging the learning of Brazilian Sign Language signals. Thus, the acquisition of LIBRAS - Brazilian Sign Language in schools in this field is drawn through adoption and dialogue among all.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolas do campo - Inclusãopt_BR
dc.titleAprendendo libras no contexto das escolas do campo no município de Parintins – AMpt_BR
dc.title.alternativeLearning pounds in the context of the rural schools in the municipality of Parintins - AMpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T14:22:38Z-
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