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dc.contributor.authorSá, Suzianne dos Santos-
dc.contributor.authorAzevedo Filho, João D’Anuzio Menezes de-
dc.contributor.authorGirão, Francisco Everardo-
dc.date.available2019-01-18T14:19:55Z-
dc.date.issued2019-01-16-
dc.identifier.issn19810326-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1199-
dc.descriptionEste artigo procura mostrar o uso e a ocupação de sítio arqueológico por comunidade contemporânea na área do Laguinho, Gleba de Vila Amazônia, Município de Parintins, Amazonas, bem como a relação de produção do espaço geográfico e a arqueologia, usando como ferramenta norteadora a Educação Patrimonial, a qual possibilita a valoração e o reconhecimento do patrimônio natural, cultural e público, contribuindo com a harmonia entre o homem e a natureza na sociedade atual. Procura ainda resgatar o sentimento de pertencimento dos comunitários da área do Laguinho e da Valéria por intermédio da sensibilização arqueológica e de ações de preservação, utilizando as técnicas de palestras e oficinas nas Escolas públicas locais no sentido de mostrar o valor da identidade do lugar por meio das evidências da cultura material pelos fragmentos cerâmicos e os líticos encontrados aflorando na superfície da área ocupada pela comunidade, além de possibilitar a formação de multiplicadores e defensores deste patrimônio ali existente.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to show the use and occupation of archaeological site by contemporary community in Laguinho area, Amazon village settlement, in the municipality of Parintins, Amazonas - Brazil, and the relationship of production of geographical space and archeology, using as a guiding tool Heritage Education, which allows the valuation and recognition of the natural heritage, cultural and public, contributing to the harmony between man and nature in modern society. It also seeks to recover the feeling of belonging to the community people of Laguinho and Valeria area through archaeological awareness and conservation actions, using the techniques of lectures and workshops in local public schools in order to show the value of the identity of the place by means of evidence of material culture by ceramic fragments and lithic outcropping found on the surface of the area occupied by the community, and enable the formation of multipliers and supporters of this there existing assets. Keywords: archaeological site; awareness; heritage education; rural communitypt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSítio arqueológicopt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectComunidade ruralpt_BR
dc.titleSítio arqueológico em comunidade amazônica: estudo de caso do laguinho, município de Parintins - Ampt_BR
dc.title.alternativeArchaeological site in Amazonian community: case study of the laguinho, municipality of Parintins - Ampt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T14:19:55Z-
Aparece nas coleções:Marupiara - Artigos de Periódicos

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