DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Jhonata Cariolano de-
dc.date.available2018-09-12T14:13:22Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1059-
dc.descriptionEntende-se como contabilidade gerencial o enfoque dado pelas Ciências Contábeis no processo decisório, sendo tratado de forma personalizada, sem burocracia, conforme os interesses dos usuários internos. O presente artigo tem por objetivo analisar se a estrutura do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Amazonas é adequada para a formação do contador gestor ao tempo em que busca trazer um direcionamento para melhorias com base em dados coletados por meio de questionários aplicados a profissionais com elevada experiência na área e a discentes finalistas do curso. Verificou-se que a estrutura do curso ainda não é adequada, mas está caminhando nesse sentido. As direções para melhorias contemplam atividades acadêmicas que envolvem o discente em situações de avaliação de cenário, como estudos de caso, mais ênfase na questão das práticas contábeis, a fim de consolidar os conhecimentos teóricos, maior oferta de disciplinas optativas e também outras atividades como mesas redonda e visitas técnicas.pt_BR
dc.description.abstractIt is understood as managerial accounting the approach given by Accounting Sciences in the decision process, being treated in a personalized way, without bureaucracy, according to the interests of the internal users. The purpose of this article is to analyze if the structure of the course of Accounting Sciences at the University of the State of Amazonas is adequate for the training of the managing accountant at the time in which it seeks to bring a direction for improvements based on data collected through questionnaires applied to professionals with a high level of experience in the field and the final students of the course. It was found that the structure of the course is not yet adequate, but is moving in that direction. The directions for improvement include academic activities that involve the student in scenario assessment situations, such as case studies, more emphasis on the issue of accounting practices, in order to consolidate theoretical knowledge, greater offer of elective courses and other activities such as tables round and technical visits.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidade gerencialpt_BR
dc.subjectManagement accountingpt_BR
dc.subjectEnsino e pesquisapt_BR
dc.subjectTeaching and researchpt_BR
dc.subjectMatriz curricularpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleA estrutura do Curso de Ciências Contábeis na UEA: análise sobre o enfoque gerencialpt_BR
dc.title.alternativeThe structure of the Course of Accounting Sciences in the UEA: analysis on the managerial approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T14:13:22Z-
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A estrutura do Curso de Ciências Contábeis na UEA análise sobre o enfoque gerencial.pdf346,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons