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dc.contributor.authorNascimento, Alexandre de Oliveira-
dc.date.available2018-08-21T17:03:00Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1008-
dc.descriptionO termo “cuidados paliativos” (CP) é utilizado para designar a ação de uma equipe multiprofissional a usuários fora de possibilidades terapêuticas de cura. Tais cuidados são componentes expressivos da área de enfermagem e visa abranger todos os aspectos individuais de cada usuário na unidade. O objetivo deste trabalho foi identificar os conhecimentos e significados dos acadêmicos de enfermagem quanto às abordagens efetuadas dentro dos cuidados paliativos. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, utilizando como método a Fenomenologia. A amostragem é não probabilística e por conveniência. Foi utilizada a técnica de entrevista audiogravada no modelo semiestruturada com duração de trinta a quarenta minutos, iniciada por perguntas disparadoras abertas. A análise dos dados foi realizada por meio de quatro passos descritos por Giorgi e Souza (2010). A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Amazonas (UEA-ESA). Do fenômeno emergiram quatro categorias: Conhecimento dos acadêmicos, significados e valores atribuídos, disciplinas no curso e técnicas conhecidas. Conclui-se que o tema ainda é pouco abordado dentro das universidades contribuindo para uma assistência insuficiente. Observou-se também que os acadêmicos possuem conhecimentos superficiais sobre o tema, atribuindo assim esse processo como fase de dor e sofrimento, sobretudo não conseguindo elencar técnicas voltadas diretamente para o usuário, evidenciando assim o despreparo técnico para realização desses cuidadospt_BR
dc.description.abstractThe term "palliative care" (CP) is used to designate the action of a multiprofessional team to users outside therapeutic possibilities of cure. These care are expressive components of the nursing area and aim to cover all the individual aspects of each user in the unit. The objective of this study was to identify the knowledge and meanings of nursing students regarding the approaches performed within palliative care. The study presents a qualitative approach using Phenomenology as a method. Sampling is non-probabilistic and for convenience. The audiograved interview technique was used in the semistructured model with duration of thirty to forty minutes, initiated by open trigger questions. Data analysis was performed using four steps described by Giorgi and Souza (2010). The research was carried out at the State University of Amazonas (UEA-ESA). From the phenomenon emerged four categories: Academic knowledge, attributed meanings and values, course subjects and known techniques. It is concluded that the subject is still little addressed within universities contributing to insufficient assistance. It was also observed that academics have superficial knowledge about the subject, thus attributing this process as a phase of pain and suffering, especially not being able to list techniques directed directly to the user, thus showing the technical unpreparedness to perform these carept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCuidados paliativospt_BR
dc.subjectEnfermagem de cuidados paliativos na terminalidade da vidapt_BR
dc.subjectPalliative carept_BR
dc.subjectPalliative care nursing at the termination of lifept_BR
dc.titleConhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre assistência no processo de morrerpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of nursing students about assistance in the process of dyingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-21T17:03:00Z-
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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