DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3218
Título: O uso do software Geogebra como Quebra-cabeça utilizado como tutorial guiado: uma possibilidade para a aprendizagem de função afim no 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Tefé-AM
Autor(es): Batista, Aurianderson Domingos
Orientador(es): Ribeiro, Robert Luis Lara
Palavras-chave: Função Afim; Software; Aprendizagem.;Affine function; Software; Learning.
Data do documento: 3-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Podemos ver que atualmente a tecnologia digital é um recurso cada vez mais utilizado em várias áreas que conhecemos, seja em indústrias, hospitais ou escolas. Com o seu crescimento as pessoas acabam por se tornar mais dependentes dela, seja para fazer um pagamento, uma compra ou mesmo para utilizá-la em um estudo. Em se tratando do uso de tecnologias digitais na aprendizagem da Matemática, em particular, da função afim, destaca-se o Geogebra, um software computacional que utiliza álgebra e geometria de forma unificada. Dentre as suas contribuições, para Medina e Leineker (2014) este software possibilita o aluno construir, manipular, avaliar e, com isso, realizar conjecturas para uma melhor compreensão de conceitos que utilizem o estudo de funções e suas aplicações em diferentes situações do cotidiano. Considera-se este recurso uma importante ferramenta tecnológica porque usa conceitos matemáticos de forma dinâmica, além de uma interface gráfica de fácil uso, auxiliando alunos a abstraírem os conteúdos de forma mais significativa, mostrando de forma visual como ocorre alguma mudança que o mesmo fizer no programa. Em razão das constatações descritas acima, esta pesquisa pretende investigar o seguinte problema: Quais as contribuições do Software Geogebra como jogo de Quebra-Cabeças utilizado como tutorial guiado para a aprendizagem de Funções Afim?
Abstract: We can see that today digital technology is an increasingly most used in several areas that we know, whether in industries, hospitals or schools. With its growth people end up becoming more dependent on it, whether to make a payment, purchase or even to use it in a study. When it comes to the use of digital technologies in the learning of Mathematics, in particular, of the related function, Geogebra stands out, a software computing that uses algebra and geometry in a unified way. Among their contributions, for Medina and Leineker (2014) this software allows the student to build, manipulate, evaluate and, with that, perform conjectures for a better understanding of concepts that use the study of functions and their applications in different everyday situations. This resource is considered an important technological tool because uses mathematical concepts dynamically, in addition to a graphical user interface easy to use, helping students to abstract content more significant, showing visually how some change occurs that the even do in the program. Due to the findings described above, this research aims to investigate the following problem: What are the contributions of the Geogebra Software as a Puzzle game used as a guided tutorial for Learning related functions?
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3218
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons