DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3097
Título: Geometria fractal e possíveis situações didáticas para a formação do professor de matemática
Título(s) alternativo(s): Fractal geometry and possible didactic situations for the formation of the mathematics teacher
Autor(es): Nascimento, Raniery Costa do
Orientador(es): Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Palavras-chave: Engenharia Didática;Geometria Fractal;Formação de Professores
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Diante das exigências atuais impostas para o ensino de matemática na Educação Básica, se torna necessário que os professores ainda na formação inicial sejam apresentados a ferramentas que os permitam realizar práticas contextualizadas e interdisciplinares. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa que utiliza como metodologia a Engenharia Didática, e tem por objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática capaz de mobilizar conhecimentos matemáticos relacionados as noções da Geometria Fractal na perspectiva da Formação de professores de matemática. Os resultados encontrados, nos permitiram compreender as concepções dos sujeitos sobre a Geometria Fractal, contextualização no ensino de matemática e como se constitui uma engenharia didática e suas etapas.
Abstract: Given the current demands imposed on the teaching of basic mathematics, it is necessary that teachers still in initial education present tools that allow them to perform contextualized and interdisciplinary practices. In this sense, it presents the results of a qualitative research that uses as a didactic engineering methodology, and aims to develop a didactic sequence capable of mobilizing related mathematical knowledge as notions of Geometry Fractal in the perspective of mathematics teacher education. The results allow us to understand the conceptions of the subjects about the Fractal of Geometry, contextualization in mathematics teaching and how to identify a didactic engineering and its stages.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3097
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geometria fractal e possíveis situações didáticas para a formação do professor de matemática.pdf867,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons