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Título: Percepção de licenciandos em química sobre o ensino de radioatividade a partir da história da ciência
Título(s) alternativo(s): Perception of chemistry licentia undergraduates on the teaching of radioactivity through the history of science
Autor(es): Zapateiro, Gean Aparecido
Figueiredo, Márcia Camilo
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Jacinto, Samila
Palavras-chave: Formação de Professores;Intervenção Didática;Licenciatura
Data do documento: 7-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2 ed. São Paulo: Edições 70, 2011. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2019 ISSN: 1984-7505 166 BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, 2. Brasília: SEB, 2006. CARVALHO, M. S.; COELI, C. M.; LIMA, L. D. de. Mulheres no mundo da ciência e da publicação científica, Cad. Saúde Pública, v.343, n.3, p. 1-3, mar, 2018. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, jan-abr, 2003. CHASSOT, A. Alfabetização cientifica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Unijui, 2016 CURIE, E. Madame Curie. 23 ed. Paris: Gallimard, 1938. 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Resumo: Esse trabalho teve como objetivo planejar e aplicar uma intervenção didática do conteúdo de radioatividade, tendo como foco a História da Ciência para investigar o que pensam licenciandos em química a respeito dessa abordagem no ensino. O desenvolvimento da pesquisa qualitativa foi fundamentado a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007). Participaram da coleta de dados, treze acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; todos responderam um questionário aberto. Os resultados obtidos foram efetivados por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Percebe-se que, a pesquisa contribuiu com a formação inicial docente dos licenciandos, porque após os estudos revelaram entender a importância de abordar os aspectos históricos envolvidos na construção de conteúdos científicos para efetivar a aprendizagem de química durante o ensino. PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Intervenção didática. Licenciatura.
Abstract: This work aimed to plan and apply a didactic intervention of radioactivity content, focusing on the History of Science to investigate what chemistry graduates think about this approach in teaching. The development of qualitative research was based on the Three Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2007). Participated in the collection of data, thirteen chemistry licentia undergraduates, fellows of the Institutional Program of the Initiation to Teaching Scholarship, of the Federal Technological University of Paraná; all answered an open questionnaire. The results were obtained through content analysis, according to Bardin (2011). It is noticed that the research contributed to the initial teacher education of the licenciandos, because they revealed to understand the importance of approaching the historical aspects involved in the construction of scientific contents to effect the learning of chemistry during the teaching. KEYWORDS: Teacher training. Didactic intervention. College degree.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2776
ISSN: 1984-7505
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