DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2774
Título: O teatro na pesquisa em ensino de ciências diálogos com a pesquisa educacional baseada em artes
Título(s) alternativo(s): Theatre in research in science education: a dialogue with Art-Based Educational Research
Autor(es): Pinto, Gabriel Alves
Moreira, Leonardo Maciel
Palavras-chave: Pesquisa;Ensino de Ciências;Teatro;Temática Científica;Artes
Data do documento: 7-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ACEVEDO DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ ALONSO, A.; MANASSERO MAS, M. A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 2, p. 80-111, 2003. ANDRADE, S. A.; OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, R. P. C.; MELLO, W. Z. de. A abordagem CTS-Arte nos estudos das estações de tratamento de esgoto: uma prática no ensino fundamental. Revista Práxis, n. 11, p. 65 – 78, jun, 2014. BARBACCI, S. From the Golem to artificial intelligence: science in the theatre for an existential reflection. Journal of Science Communication, v. 1, n. 3, p. 87-96, 2002. BARBACCI, S. Science and theatre: a multifaceted relationship between pedagogical purpose and artistic expression. Em: International conference on public communication of science and technology. Proceedings. Barcelona: PCST, p. 3-6, 2004. BARONE, T.; EISNER, E. W. Art-based educational research. Em: R. M. Jaeger, (Ed.), Complementary methods for research in education. Washington DC: American Educational Research Association Press, p. 73-116, 1997. BLACK, D. & GOLDOWSKY, A. Science Theater as an interpretive technique in a science museum. Em: Annual Meeting of the National Association for Research in Science Teaching. Proceedings. Boston: NARST, p. 28-31, 1999. BARROS, S. S. Reflexões sobre 30 anos da pesquisa em ensino de Física. Em: VIII ENCONTRO DE PESQUISA DE ENSINO DE FÍSICA. Atas. Rio de Janeiro: SBF, p. 1-12, 2002. CARVALHO, C.; IMMIANOVSKY, C. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, p. 145-175, ago, 2004. DELIZOICOV, D.; SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, p. 459-480, 2013. FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. Pesquisas sobre o Estado da Arte em Educação em Ciências: uma revisão em periódicos científicos brasileiros. Em: VI Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 139 ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Atas. Belo Horizonte: ABRAPEC, p. 1-12, 2007. FISCHER, E. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2014. FRANCO, C.; SZTAJAN, P. Educação em ciências e matemática: identidade e implicações para políticas de formação continuada de professores. Em: ENCONTRO DE PESQUISA DE ENSINO DE FÍSICA. Atas. Florianópolis: SBF, 1998, p. 97-114. GUNDERSON, L. Science plays come of age. The Scientist, Midland, v. 28, Jul, 2006. Disponível em: <http://www.the-scientist.com/news/display/24160/>. Acesso em: 26 mai, 2018. GRECA, I. M.; COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 60-65, 2002. LAUGKSCH, R.C. Scientific Literacy: A Conceptual Overview. Science Education, v. 84, n. 1, 71-94, 2000. LEMGRUBER, M. S. Um panorama da educação em ciências. Educação em Foco, v. 5, n. 1, p. 13-28, 2000. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2011. MARANDINO, M.; SCARPA, D. L. Pesquisa em ensino de ciências: um estudo sobre as perspectivas metodológicas. Em: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Atas. Valinhos: ABRAPEC, p. 1-15, 1999. MEGID NETO, J. O que se pesquisa sobre ensino de ciências no nível fundamental: tendências de teses e dissertações defendidas entre 1972 e 1995. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 6, n. 1, p. 73-86, 2001. MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H.; FERNANDES, R. C. A. O que sabemos sobre a pesquisa em educação em ciências no Brasil (1972-2004). Em: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência. Atas. Bauru: ABRAPEC, p. 1-10, 2005. MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011. MOREIRA, L. M. O teatro em museus e centros de ciências: uma leitura na perspectiva da alfabetização científica. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, R. P. C. CTS-Arte: uma possibilidade de utilização da arte em aulas de Ciências. Conhecimento & Diversidade, n. 9, p. 90–98, jan/jun, 2013. OLIVEIRA, M. O. de.; CHARREU, L. A. Contribuições da perspectiva metodológica “investigação baseada nas artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista, v. 32, n. 1, p. 365-382, jan/mar, 2016.
Resumo: O objetivo desta investigação foi explicitar tendências de pesquisas em ensino de ciências brasileiras que abordam o teatro de temática científica e estabelecer um diálogo com a pesquisa educacional baseada em artes. Foi utilizada metodologia qualitativa do tipo estado da arte, tendo-se como corpus de análise artigos constantes no WebQualis da CAPES. Encontramos que os conteúdos curriculares mais abordados foram química, biologia, física e educação ambiental, e que os focos temáticos mais frequentes foram educação não formal e divulgação científica, história e filosofia da ciência e métodos e estratégias de ensino. Os métodos utilizados nas pesquisas analisadas foram estudo de caso e pesquisa-ação. Verificou-se que as pesquisas estão em diferentes distanciamentos em relação a PEBA. Esta investigação promove reflexões que sinalizam para a possibilidade de pesquisas em ensino de ciências permeadas pela estética. Palavras-Chave: Pesquisa em Ensino de Ciências; Teatro de Temática Científica; Pesquisa Educacional Baseada em Artes.
Abstract: The aim of this investigation was to explains trends of Brazilian's researches about science education whose object is the Scientific Theatre and to dialogue with art-based educational research. Qualitative methodology was used, having as corpus analysis contained in articles WebQualis CAPES. We found that the curricular contents most approached were chemistry, biology, physics and environmental education, and the most frequent thematics were non-formal education and scientific dissemination, history and philosophy of science, and methods of teaching. The analyze methods used in these investigations were case study and action research. It was verified that these researches are in different distances respect to PEBA. This investigation promotes reflections about aesthetics approaches in research in science education. Keywords: Research in Science Education; Scientific Theatre; Art-Based Educational Research
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2774
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O teatro na pesquisa em ensino de ciências diálogos com a pesquisa educacional baseada em artes.pdf477,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons