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Título: Astronomia cultural um levantamento bibliográfico dos saberes sobre o céu de culturas indígenas
Título(s) alternativo(s): Cultural astronomy: a bibliographical survey about the sky knowledge of indigenous cultures
Autor(es): Bueno, Márdila Alves
Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
Nogueira, Eulina Maria Leite
Rodrigues, Marta de Souza
Palavras-chave: Astronomia cultural;Estado da Arte;Povos indígenas;Brasil
Data do documento: 13-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AFONSO, Germano Bruno. Astronomia Indígena. In: Reunião anual da SBPC, 61.,2009, Manaus. Anais... . Manaus: Sbpc, 2009. p. 1-5. Disponível em:<http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/conferencias/CO_GermanoAfonso.pdf>. Acesso em: 2 maio. 2018. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 39 AFONSO, G.B., Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil (Edição Especial: Etnoastronomia), v. 14, p. 46-55, 2006. disponível em: <https://www.mat.uc.pt/mpt2013/files/tupi_guarani_GA.pdf >. Acessado em 10 de março de 2018. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Grupo Almedina, 2011. 279 p. BARROS, Vicente Pereira de; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. As diferentes culturas na educação em astronomia e seus significados em sala de aula. Revista Latino-mericana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 18, p.103-118, jul. 2014. Disponível em: <http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/203/270>. Acesso em: 10 maio 2018. BOCZKO, Roberto. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. 429 p. BRASIL. Lei 11.645, de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 10 ago. 2017. CARDOSO, Walmir Thomazi. Astronomia Cultural: como povos diferentes olham o Céu. E-boletim de Física, Brasília, v. 5, n. 5, p.1-8, out. 2016. Disponível em:<http://periodicos.unb.br/index.php/e-bfis/article/view/21372/15314>. Acesso em: 6 maio. 2018. FARES, Érika Akel et al. O universo das sociedades numa perspectiva relativa: Exercícios de etnoastronomia. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, São Carlos, v. 1, n. 1,p.77-85, jul. 2004. Seme. Disponível em: <http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/54>.Acesso em: 10 maio. 2018. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, [s.l.], v. 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302002000300013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101 73302002000300013&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 2 maio 2018. GARCIA, Caroline da Silva et al. “As Coisas Do Céu”: Etnoastronomia de uma comunidade indígena como subsídio para a proposta de um material paradidático. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, São Carlos, v. 1, n. 21, p.7-30, jul. 2016. Disponível em: <http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/231/321>. Acesso em: 2 maio. 2018. GODOY, Arilda Schmidtt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p.20-29, jun. 1995. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 40 JAFELICE, Luiz Carlos. Astronomia cultural nos ensinos fundamental e médio. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, São Carlos, v.3, n. 19, p.57-92, 21 jul. 2015. Semestral. Disponível em:<http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/209>. Acesso em: 3 maio. 2018. JAFELICE, Luiz Carlos. Astronomia cultural no ensino de astronomia? 2014. Seminário Pós-Graduação. Disponível em: <http://www.iag.usp.br/evento/astronomia-cultural-no-ensino-de-astronomia>. Acesso em: 2 maio 2018. LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 4, p.1-11, jul. 2009. LIMA, Flávia Pedroza; BARBOSA, Priscila Faulhaber; D‟OLNE CAMPOS, Marcio; JAFELICE, Luiz Carlos; BORGES, Luiz Carlos. Capítulo 3: Astronomia indígena: relações céu-terra entre os indígenas no Brasil: distintos céus, diferentes olhares. In: MATSUURA, Oscar Toshiaki. (Org.). História da Astronomia no Brasil. Recife: Companhia Editora de Pernambuco –Cepe, 2013. p. 85-128. LIMA, Flávia Pedroza; FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça. Etnoastronomia no Brasil: a contribuição de Charles Frederick Hartt e José Vieira Couto de Magalhães. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 5, n. 2, p. 295-313, mai-ago. 2010. MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, jan-jun. 2014. RODRIGUES, Marta de Souza; LEITE, Cristina. A lei federal Nº 11.645 e os materiais didáticos em ensino de astronomia cultural. In: IV impósio nacional de educação em astronomia, 4., 2016, Goiânia. Anais... . Goiânia: X, 2016. p. 1 - 10. Disponível em: <https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/04/SNEA2016_TCO13.pdf>. Acesso em: 5 maio. 2018.
Resumo: A recente área de pesquisa em astronomia cultural procura compreender como variadas sociedades se relacionam e constroem conhecimentos sobre o céu. Essas relações são construções humanas. Logo, cada grupo social produz sua própria interpretação para os corpos celestes. Nesse contexto, este trabalho procura mapear o tema saberes sobre o céu de culturas indígenas em pesquisas em Educação em Astronomia no Brasil. Os resultados mostram uma produção tímida, das 217 pesquisas encontradas em ensino de astronomia somente cinco abordam o céu de grupos indígenas. Dentre essas cinco publicações, todos apresentam exemplos de constelações e de interpretações produzidas pelos povos indígenas a respeito dos astros, entretanto, apenas um deles tem os saberes sobre o céu de povos indígenas como tema central de sua investigação. Outros trabalhos procuram mostrar que a astronomia cultural pode auxiliar na implementação da Lei 11.645/2008 (História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo da educação básica). Além disso, apesar da região norte abrigar o maior número de etnias indígenas no Brasil, apenas um desses trabalhos aborda os saberes sobre o céu desses povos amazônicos. Palavras-chave: Astronomia cultural. Estado da arte. Povos indígenas no Brasil.
Abstract: The recent field of research in cultural astronomy seeks to understand how various societies relate and build knowledge about the sky. These relationships are human constructs. Therefore, each social group produces its own interpretationfor the celestial bodies. This work tries to map the theme "knowledge about the sky" of indigenous cultures in researches in Education in Astronomy in Brazil. The results show a sheepish production, of the 217 researches found in astronomy teaching only five approach the skies of indigenous groups. Among these five publications, all of them present examples of constellations and interpretations produced by indigenous peoples about the stars, but only one of them has the knowledge about the sky of indigenous peoples as the central theme of their investigation. Other works seek to show that cultural astronomy can assist in the implementation of Law 11.645/2008 (Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the curriculum of basic education). In addition, although the northern region is home to the largest number of indigenous ethnic groups in Brazil, only one of these works addresses the knowledge about the sky of these Amazonian peoples. Keywords: Cultural astronomy. State of art. Indigenous peoples in Brazil.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2752
ISSN: 1984-7505
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