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Título: A inclusão de uma aluna surda em aulas de química orgânica: uma proposta para o ensino de química inclusivo
Título(s) alternativo(s): An inclusion of a deaf student in classes in organic chemistry: a proposal for inclusive chemistry teaching
Autor(es): Jacaúna, Ricardo Daniell Prestes
Rizzatti, Ivanise Maria
Palavras-chave: Software Hand Talk;Aluna Surda;Ensino Inclusivo
Data do documento: 2-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, M. E.B. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. Brasília: Ministério da Educação, 2005. BEHRENS, M. A. Tecnologias na escola: tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: Integração das tecnologias na educação: o salto para o futuro, Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005. BERSCH, R. Introdução a Tecnologia Assistiva. Brasília, SEESP/SPED/MEC, 2008. BEZERRA, M. L. E. Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual na Escola Regular: bases organizativas e pedagógicas no estado do Acre. Tese. Belo Horizonte: UFMG, 2011. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental/Secretaria de Educação Especial. MEC/SEF, Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para Educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília, 1999. _______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2002). PCN+, Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. CAIADO, K. R. M. Aluno Deficiente Visual na Escola: Lembranças e Depoimentos. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados: PUC, 2006. DIAZ, F.; et al. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. SALVADOR EDUFBA 2009. Disponível em: <http://www.ufjf.br/acessibilidade/files/2009/07/Educacao-Inclusiva.pdf> Acesso em: 09/09/2016. FLÔRES, A. M. R. S.; SILVA, J. F.; GHEDIN, E. L. Software Boardmaker para o ensino de ciências de alunos com baixa visão. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015. Giroto, C. R. M.; Poker, R. B. As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília 2012 Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/as-tecnologias-nas-praticas_e-book.pdf> Acesso em: 05/05/2016. HANDTALK. Hand Talk. Disponível em: <https://www.handtalk.me/sobre>. Acesso em: 09/09/2016. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p. LAUAND, G. B. A.; MENDES, E. G. Fontes de informação sobre tecnologia assistiva para indivíduos com necessidades especiais. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. P. I. (Org.). Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2008. p. 125 – 133. LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de Química. Química Nova, Vol 35, No. 2, 2002, 430 - 434. MASINI, E. F. S.; SOUZA, T. C. B. O. Uma experiência de inclusão: providências, viabilização e resultados. Ensinar e aprender: formação, percursos e projetos: anais [S.l: s.n.], 2006. NETO, L. L.; ALCÂNTARA, M. M.; BENIT, C. M. O ensino de química e a aprendizagem de alunos surdos: uma interação mediada pela visão. VI ENPEC. Novembro de 2007. UFSC. em Florianópolis - SC. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p124.pdf>. Acesso em 09/09/2016. SANTIN, S. Educação Física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre, RS: ESEF – UFRGS, 1994. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4 ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2010. SCHIRMER, C. R. et al. Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília, DF: Cromos, 2007 SILVA, R. R. da; MACHADO, P. F. L.; TUNES; E. Experimentar Sem Medo de Errar, In: SANTOS, W. L. dos; MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 231 – 261. TEIXEIRA, E. C. A. Educação e novas tecnologias: o papel do professor diante desse cenário de inovações. Webartigos, [S.l.], 24 jul. 2010. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/educacao-e-novas-tecnologias-o-papel-do-professor-diante-desse-cenario-de-inovacoes/43328/>. Acesso em: 17 nov. 2016. VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas, Vol. III. Madrid: Visor, 1995.
Resumo: O ensino de química ainda é um desafio para os educadores no sentido de aproximar o cotidiano dos estudantes com os conteúdos abordados em sala de aula, tornando-se ainda maior quando se fala da questão da inclusão de alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, alunos surdos, devido a falta de sinais específicos na área e material didático apropriado. Esta pesquisa apresenta uma proposta para abordar o conteúdo de funções orgânicas elaborada por um professor cego para atender uma aluna surda do terceiro ano do curso de Manutenção de Informática integrado ao Ensino Médio de uma escola estadual em Boa Vista, Roraima. Produziu-se um kit pedagógico para a montagem das moléculas orgânicas, materiais para a produção de perfumes e utilizou-se o Software Hand Talk, como auxílio de tradutor de voz para Libras, para facilitar a comunicação com a aluna surda e na aprendizagem do conteúdo abordado. Palavras-chave: Software Hand Talk; Aluna surda; Ensino inclusivo.
Abstract: The teaching of chemistry is still a challenge for educators to bring the students' daily lives closer to the contents addressed in the classroom, becoming even greater when it comes to the inclusion of students with special educational needs (SEN), in particular deaf students, due to lack of specific signs in the area and appropriate didactic material. This research presents a proposal to address the content of organic functions elaborated by a blind teacher to attend a deaf student of the third year of the Computer Maintenance course integrated to the High School of a state school in Boa Vista, Roraima. A pedagogical kit was set up to assemble the organic molecules, materials for the production of perfumes and Hand Talk Software was used as a voice translator for Libras to facilitate communication with the deaf student and in learning the content Addressed. Keywords: Software Hand Talk; Deaf student; Inclusive education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2721
ISSN: 1984-7505
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