DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2482
Título: Inclusão digital e alfabetização científico - tecnológico: um estudo com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Herran, Vallace Chriciano Souza
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Infâncias;Alfabetização Científico-tecnológica;Inclusão Digital
Data do documento: 12-Abr-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições da Inclusão Digital no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, verificando através de seus escritos e falas como se dá esse processo, tendo o Laboratório de Informática da escola como espaço formador e inclusivo. De caráter fenomenológico, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológico da Sociologia da Infância e adota como técnica de pesquisa a objetivação participante. Os dados foram gerados a partir da interação de questionários online, que foram hospedados em um Blog que criamos, bem como através das E-oficinas pedagógicas que foram desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Informática da escola. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal situada na zona leste da cidade de Manaus, no período de maio a novembro de 2017. Os participantes foram uma turma com vinte e sete (27) alunos do quinto ano do ensino fundamental, três professoras e a gestora da escola. A articulação entre as discussões teórico-metodológicas e as experiências vivenciadas são apresentadas em quatro capítulos. Os resultados revelam que, apesar da implementação de vários Programas e Projetos na escola com foco nas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como é o caso do Telecentro, o processo de Inclusão Digital não é tão simples quanto parece. Pois não adianta somente ter a tecnologia, é necessário todo um conjunto de técnicas e práticas, que vão desde a aquisição dos equipamento até o processo de formação dos professores que farão uso da tecnologia juntamente com as crianças
Abstract: This research aims to analyze the contributions of Digital Inclusion in the process of Scientific and Technological Literacy of the children in the initial years of elementary education, verifying through their writings and talks how this process occurs, having the School of Informatics of the school as a formative and inclusive space . Of phenomenological character, the research is based on the theoretical-methodological presuppositions of the Sociology of Childhood and adopts as participatory objectivation technique. The data were generated from the interaction of online questionnaires, which were hosted in a Blog that we created, as well as through the E-pedagogical workshops that were developed within the scope of the Computer Laboratory of the school. The research was carried out at a municipal school located in the eastern part of the city of Manaus from May to November 2017. Participants were a class with twenty seven (27) fifth grade students, three teachers and Manager of the school. The articulation between the theoretical-methodological discussions and the lived experiences are presented in four chapters. The results show that despite the implementation of several programs and projects at the school with a focus on the new information and communication technologies such as Telecentro, the process of Digital Inclusion is not as simple as it seems. Because it is not enough to have the technology, it is necessary a whole set of techniques and practices, ranging from the acquisition of the equipment to the training process of the teachers who will make use of the technology with the children.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2482
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons