DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2183
Título: Saberes tradicionais e o ensino de Ciências : um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti - Parintins/AM
Autor(es): Brandão, Gelciane da Silva
Orientador(es): Aguiar, José Vicente de Souza
Palavras-chave: Saber;Tradicional;Comunidade;Fenomenologia;Ensino de Ciências
Data do documento: 11-Abr-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A dissertação “Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/AM” foi produzida a partir de uma descrição fenomenológica, a fim de despontar como dispositivo de alteridade entre o saber canônico e o tradicional. Na comunidade ribeirinha N. Sra Aparecida do Miriti, com cinco agentes sociais (BOURDIEI, 2008), realizamos a descrição etnográfica do lugar e de sua historiografia, identificamos as categorias êmicas: panema, quebranto, reima e o sistema de crenças e mitos, cujo objetivo consistiu em compreender a possibilidade de articular os saberes tradicionais ao ensino de Ciências, considerando a percepção dos agentes sociais em relação à água, à terra e à floresta na comunidade citada. Os procedimentos adotados perpassaram pela produção da história da comunidade por meio da produção de um croqui coletivo; levantamento da gênese dos saberes tradicionais em relação à água, à terra e à floresta, das categorias êmicas que os agentes sociais manifestavam em relação aos saberes tradicional e suas relações à ciência ocidental. Foi uma pesquisa de base qualitativa (CRESWELL, 2010), com procedimento fenomenológico (MERLEAU-PONTY, 199) a partir de um estudo de caso. Como técnicas, realizamos entrevistas, observação livre e participante, produção de artefatos escritos e orais orientado por elementos etnográficos (MALINOWKI, 1884-1942), além de uma problematização do saber, (FOUCAULT, 2008; ALMEIDA, 2008 e LEVI-STRAUSS, 1989); do termo tradicional (HOBSBAWM, 19997; THOMPSON, 1998 e ALMEIDA, 2008b); assim como discussões sobre o saber tradicional (PONTES FILHO, 2016; ALMEIDA, 2008); comunidade (BAUMAN, 2003; HARRIS, 2006); ribeirinho (SOUZA, 2013) e Ensino de Ciências (DELIZOICO; ANGOTTI E PERNAMBUCO, 2011). Concluímos que há possibilidade de articulação dos Saberes Tradicionais ao Ensino de Ciências a partir da disciplina de Geografia, com enfoque nos conceitos nas categorias paisagem e lugar, e que os saberes tradicionais e a ciência ocidentalizada precisam dialogar, de modo que possam demonstrar que a vida antecede a consciência e que o mundo vivido resiste a ser desconstituído pela razão ocidental. Palavras-chave: Saber, Tradicional, Comunidade, Fenomenologia, Ensino de Ciências.
Abstract: The dissertation "Traditional Knowledge and Teaching of Sciences: a case study in the riverside community Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins/AM" was produced from a phenomenological description, in order to emerge as a device of alterity between canonical knowledge and the traditional. In the riverside community N. Sra. Aparecida do Miriti, with five social agents (BOURDIEI, 2008), we perform the ethnographic description of the place and its historiography, we identify the emic categories: panema, quebranto, reima, and the belief system and myths. The objective was to understand the possibility of articulating the traditional knowledge to the teaching of Sciences, considering the perception of the social agents in relation to water, land and forest in the cited community. The procedures adopted went through the production of the history of the community through the production of a collective sketch; a survey of the genesis of traditional knowledge of water, land and forest, of the emic categories that the social agents manifested in relation to traditional knowledge and their relations to Western science. It was a qualitative research (CRESWELL, 2010), with a phenomenological procedure (MERLEAU-PONTY, 199) based on a case study. As techniques, we conducted interviews, free and participant observation, production of written and oral artifacts guided by ethnographic elements (MALINOWKI, 1884-1942), as well as a problematization of knowledge, (Foucault, 2008; Almeida, 2008 and Levi-Strauss 1989 ); of the traditional term (HOBSBAWM, 19997; THOMPSON, 1998 and ALMEIDA, 2008b); as well as discussions about traditional knowledge (PONTES FILHO, 2016; ALMEIDA, 2008); community (BAUMAN, 2003; HARRIS, 2006); (SOUZA, 2013) and Teaching of Sciences (DELIZOICO, ANGOTTI and PERNAMBUCO, 2011). We conclude that there is a possibility of articulating the traditional knowledge to the teaching of science from the discipline of geography, focusing on concepts in the categories landscape and place, and that traditional knowledge and Westernized science must dialogue, so that they can demonstrate that life precedes consciousness and that the lived world resists being deconstituted by Western reason. Keywords: Knowledge, Traditional, Community, Phenomenology, Science Teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2183
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABERES TRADICIONAIS E O ENSINO DE CIENCIAS UM ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE.pdf11,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons