DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1745
Título: Percepções de docentes e alunos sobre o projeto pé de pincha de uma escola municipal de Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Perceptions of teachers and students about the brush-foot project of a municipal school in Parintins-AM
Autor(es): Nascimento, Eliandra Xavier
Orientador(es): Taddei, Fabiano Gazzi
Palavras-chave: Projeto Pé-de-Pincha;Ensino de Ciências;Aprendizagem
Data do documento: 31-Mai-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O projeto Pé-de-Pincha todos os anos, devolve a natureza grande número de quelônios. Apesar do envolvimento das escolas no projeto, pouco se explora sobre suas contribuições no âmbito educacional. Este trabalho tem como objetivo avaliar se o desenvolvimento do projeto Pé-de-Pincha contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal da comunidade do Parananema, no município da Parintins – AM. Os sujeitos analisados foram 27 alunos de 4º e 5º ano, professores, gestora e auxiliar de alunos. Como instrumentos de pesquisa foram utilizadas quatro técnicas de coleta de dados: questionários, análise documental, entrevista e a observação. Os resultados demonstram que por meio do projeto o ensino é facilitado pela assimilação com o concreto, quando o educador relaciona os conteúdos com a realidade dos alunos. No decorrer dos anos o projeto enfrentou algumas dificuldades, com a saída da Petrobrás sendo a principal patrocinadora. Entretanto, a escola e comunidade permanecem no mesmo propósito, o comprometimento dos participantes não foi alterado, porém não se pode fazer muita coisa sem recursos e apoio dos órgãos competentes.
Abstract: The Pé-de-Pincha project every year, the nature of large numbers of chelonians returns. Despite the involvement of schools in the project, little is explored about their contributions in the educational field. The objective of this study is to evaluate whether the development of the Pé-de-Pincha project contributes to the teaching and learning process of the students of the initial elementary school series of a municipal school of the Parananema community, in the municipality of Parintins - AM. The subjects analyzed were 27 4th and 5th grade students, teachers, manager and student assistant. As research instruments were used four techniques of data collection: questionnaires, documentary analysis, interview and observation. The results demonstrate that through the project teaching is facilitated by assimilation with concrete, when the educator relates the contents to the reality of the students. Over the years the project faced some difficulties, with Petrobras leaving being the main sponsor. However, the school and community remain in the same purpose, the commitment of the participants was not altered, but much can not be done without resources and support from the competent bodies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1745
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepções de docentes e alunos sobre o projeto pé de pincha de uma escola municipal de Parintins-AM.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons