DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1661
Título: Dança criativa para o desenvolvimento cognitivo da criança: uma abordagem piagetiana
Autor(es): Vieira, Fernanda Viana de Lima
Palavras-chave: Dança;;Dança Criativa;;Dança na escola;;Jean Piaget;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present research had as objective to investigate if the Creative Dance potentiates the cognitive development of the child, according to the cognitivist theory from the concepts of Assimilation and Accommodation of Jean Piaget. Seeking to understand how the development of children as learning occurs, and how to enhance their learning through Creative Dance. Based on this proposal, an intervention was carried out at the Bradesco Foundation for Basic and Professional Education with children between 8 and 12 years of age, from primary education I, aiming at teaching Dance as a power for cognitive development. This research addressed the study of corponectivity and sensory-motor experiences through dance processes with students, explaining the contents that the research codified so that through this methodological proposal we could enhance cognitive development, reflecting not only in Dance, but in all the places that children permeated, allowing them to experience their corponective sensitization in their bodies. In the development of this study, the concept of Creative Dance and the theory of Assimilation and Accommodation of Piaget took shape, and together with the look of Rengel's study of corponectivity, guided and guided pedagogical actions, offering children the possibility of constructing abstract and realizing them in a concrete way in their body, making all the experiences significant and productive, not only in the teaching of Dance but in the teaching of all other subjects and / or teachings in general.
Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo investigar se a Dança Criativa potencializa o desenvolvimento cognitivo da criança, segundo a teoria cognitivista a partir dos conceitos de Assimilação e Acomodação de Jean Piaget. Buscando compreender de que maneira ocorre o desenvolvimento da criança enquanto aprendizagem, e como potencializar seu aprendizado por meio da Dança Criativa. A partir desta proposta foi realizado uma intervenção na Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco com crianças entre 08 e 12 anos, do ensino fundamental I, visando o ensino da Dança como potência para o desenvolvimento cognitivo. Essa pesquisa abordou o estudo da corponectividade e das experiências sensóriomotoras por meio de processos em Dança com os alunos, explanando os conteúdos que a pesquisa codificou para, que por meio dessa proposta metodológica pudéssemos potencializar o desenvolvimento cognitivo, refletindo não somente na Dança, mas em todos os lugares que as crianças permeassem, propiciando que eles experimentassem em seus corpos essa sensibilização corponectiva. No desenvolvimento desse estudo, o conceito de Dança Criativa e a teoria de Assimilação e Acomodação de Piaget ganhou forma, e juntamente com o olhar dos estudo de corponectividade de Rengel norteou e orientou as ações pedagógicas, oferendo às crianças a possibilidade de construir conhecimentos abstratos e realizá-los de forma concreta em seu corpo, tornando todas as experiencias significativas e produtivas, não somente no ensino da Dança mas no ensino de todas as outras matérias e/ou ensinos em geral.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1661
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança criativa para o desenvolvimento cognitivo da criança - uma abordagem piagetiana.pdfArquivo principal.19,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons