DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1390
Título: Geometria Fractal: utilização do Geogebra e aplicações na disciplina de Computação para Matemática no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Fractal Geometry: use of Geogebra and applications in the discipline of Computing for Mathematics in higher education.
Autor(es): Costa, Luciano Silva da
Palavras-chave: Geometria fractal;Software Geogebra;Computação para Matemática
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Luciano Silva da. Geometria Fractal: utilização do Geogebra e aplicações na disciplina de Computação para Matemática no ensino superior. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
Abstract: This work presents a proposal of teaching Geometry Fractal and its applications using Geometric Geogebra software for classes of Degree in Mathematics. For that, we used the method of qualitative research that had as subjects of the research, 35 students of the Computation for Mathematics class of the Degree in Mathematics of the Normal Higher School of the University of the State of Amazonas. Four classes were applied that lasted approximately 1 hour in the period of 1 month between August and September 2018. We present several fractals, the Sierpinski Triangle and the Koch Curve. Questionnaires were applied to analyze students' knowledge of geometric knowledge and to investigate whether they had any notion of Fractal Geometry. Regarding the obtained results, it was noticed that the software aroused a greater interest to the students in participating in the activities. This was noticeable when they made the constructions in Geogebra and saw how the fractals actually work in relation to self-similarities. In this way, learning has become practical and dynamic. Where the students were able to understand the difference between a geometric figure and a fractal, and also, from the classes given the students were able to make the constructions of the fractals.
Descrição: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Geometria Fractal e suas aplicações utilizando o software Geométrico Geogebra para turmas de Licenciatura em Matemática. Para isso, utilizamos o método de pesquisa qualitativa que teve como sujeitos da pesquisa, 35 alunos da turma de Computação para Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas. Foram aplicadas 4 aulas que tinham duração de aproximadamente 1 hora no período de 1 mês entre os meses de agosto e setembro de 2018. Apresentamos diversos fractais, o Triângulo de Sierpinski e a Curva de Koch. Foram aplicados questionários para analisar o conhecimento dos alunos em relação ao conhecimento geométrico e investigar se eles tinham alguma noção da Geometria Fractal. Quanto aos resultados obtidos, percebeu-se que o software despertou um interesse maior aos alunos em participar das atividades. Isso foi perceptível quando fizeram as construções no Geogebra e viram como os fractais realmente funcionam em relação às características de autossemelhança. Desse modo, o aprendizado se tornou prático e dinâmico. Onde os alunos conseguiram compreender a diferença entre uma figura geométrica e um fractal, e também, a partir das aulas dadas os alunos puderam fazer as construções dos fractais.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1390
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons